Coletivo debate sobre inclusão LGBT Trans no mercado de trabalho em Itaboraí
O Coletivo Ponte Cultural promove, neste sábado, a 1ª palestra de inclusão no mercado de trabalho para o público LGBT, das 16h às 19h, na sede do projeto, em Itaboraí. O coordenador do Coletivo Ponte Cultural, Alberto Sena, destacou a relevância do evento dentro da cidade de Itaboraí.
“Acredito que toda ação de esclarecimento para o público LGBT tem sua importância. É notória a capacidade deste grupo em desenvolver um bom trabalho profissional, mas pra isso é preciso que estejam aparados de conhecimentos legais. Não dá pra ignorar os problemas que enfrentamos todos os dias. Essa palestra será uma oportunidade de atingir pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Será um grande momento para a cidade de Itaboraí”, ressaltou Alberto.
O responsável pelo setor administrativo do Grupo Itaboraí Pela Diversidade (IPD), Renan Vaz, também ressaltou a importância do evento.
“A importância da palestra sobre a "Inclusão LGBTI no Mercado de Trabalho", tem um fundamentalismo, pela qual, além de orientar as empresas e capacitar os LGBTI's, mostra a dignidade e respeito para os mesmos, assim dando a capacidade de um profissional e outro ver a igualdade nas funções a serem designadas, não é uma forma de se vestir, de se usar o cabelo, de andar, ou até mesmo de se maquiar que se faz ter caráter (..), o profissional exerce as suas funções e qualificações de melhor forma porque estará em seu ambiente de trabalho sem ter qualquer ato homofóbico onde possa gerar tal transtorno", disse Renan.
De acordo com a Presidenta do Conselho LGBT-Niterói da Secretaria de Articulação Política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Militante LGBT e Ativista Transfeminista, Bruna Benevides, o evento valoriza o resgate dos direitos que são negados a população.
"Ainda vemos casos onde pessoas LGBT são demitidas devido suas orientações sexuais; o mesmo com empresas que não contratam pessoas Trans (Travestis e Transexuais), devido ao não reconhecimento a nossa identidade de gênero. Estima-se que 90% da população trans esta na prostituição por falta de oportunidade. Existe uma estrutura social montada para excluir essas pessoas do convívio social, familiar, escolar e laboral”, disse Bruna.
A sede do Ponte Cultural fica no Centro Empresarial Apolo - Mini Shopping Apolo. O endereço é Avenida Afonso Sales, 206, sala 309, 4º andar, Apolo II, Itaboraí. Informações no telefone 2623-7832.