Conscientização no Dia de controle do tabagismo
O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo pela OMS

Por Marcela Freitas
Hoje é comemorado o Dia Mundial do Controle do Tabagismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano, mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. Pesquisas comprovam que, aproximadamente, 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. Para a OMS o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo.
De acordo com a pneumologista e médica de rotina da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Icaraí, Lívia Monteiro, o hábito de fumar gera diversos malefícios, a curto prazo, para a saúde. Os mais comuns são os efeitos aos sistemas cardiovascular e respiratório. Ele também é responsável por aumento de risco de diversos tipos de câncer. Além disso, aumenta inflamação em gengivas e mucosas, aumentando possibilidade de infecções e altera a elasticidade da pele, proporcionando envelhecimento.
“Tratar o hábito de fumar requer muita paciência e avaliação criteriosa do perfil do tabagista. Tratamentos em grupos ou individual, com ou sem medicação, são opções a ser consideradas. Entretanto, o principal é a vontade da pessoa para parar de fumar. Determinar data e período e manter. Os primeiros 15 dias são determinantes ao tratamento, pois são nestes que estão a temida abstinência”, explicou.
Buscando ajudar quem deseja abandonar o vício do tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realiza, durante toda essa semana, uma ação de conscientização da população sobre os malefícios e consequências do tabaco à saúde no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista, das 9h às 14h.