Secretário visita construção
Evanildo Barreto pede listagem de funcionários e afirma que não há problema com contratações

Por Marcela Freitas
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho de São Gonçalo, Evanildo Barreto; com o subsecretário de Trabalho, Douglas Ruas, visitaram, na tarde de ontem, o canteiro de obras do Mercado Atacadão na Estrada dos Menezes, em Alcântara, onde trabalhadores de São Gonçalo realizaram um protesto na manhã de terça-feira.
De acordo com o secretário, apesar de não atuar como um órgão fiscalizador, a pedido do prefeito José Luiz Nanci, ele visitou a obra para mediar um diálogo entre a empresa Pcon Projetos e Construção Ltda e os trabalhadores. Um dos questionamentos levantados pelos profissionais foi de que uma normativa existente no município garantia que 70% da contratação de mão de obra deveria ser local e não está sendo cumprida.
O secretário explicou que não existe qualquer normativa na cidade a esse respeito. “Procuramos essa normativa até em anos anteriores e não encontramos. O que sabemos é que na época do Comperj houve a tentativa deste acordo, mas que não foi firmado pela Petrobras”, explicou.
Durante a visita, o secretário foi recebido pelo engenheiro Germano Augusto Dahdah, responsável pela construção do empreendimento. “Quando a empresa chegou, oferecemos o auxílio do Sine na contratação desses funcionários. À época, foi nos dito que existia um acordo com o sindicato da Construção Civil para a indicação dessas pessoas. Diante do que ocorreu aqui, eles se mostraram abertos ao nosso auxílio e terão o Sine como um canal para preenchimento de futuras vagas”, disse.
Ainda segundo Evanildo, atualmente 78 trabalhadores atuam na fase de terraplanagem. “Eles informaram que 60% dos funcionários são de São Gonçalo e vão nos passar a relação exata para termos ciência. Mais 10 vagas serão abertas, na próxima fase das obras, e os munícipes terão preferência nesta escolha”, adiantou.