Projeto da Aproban vai possibilitar melhorias nas bancas de jornais

A Associação dos Proprietários de Bancas de Jornal de Niterói e São Gonçalo ( Aproban), em parceria com a Secretaria de Posturas de São Gonçalo, estudam um projeto inédito que garantirá a manutenção de bancas de jornais e revistas espalhadas pela cidade.
Em reunião na sede do Legislativo, com participação do Prefeito José Luiz Nanci é o secretário de Posturas, Éverson Fernandes, os diretores da Aproban, levaram aos gestores um projeto que visa a redução da taxa de licenciamento anual de ocupação do solo (São Gonçalo tem uma das taxas mais caras do estado), em contrapartida, os estabelecimentos poderão se transformar em um canal de informações e divulgações de ações da gestão municipal, como vacinação e matrícula escolar.
De acordo do o diretor Aldamir Ferreira, o município tem uma taxa anual de cobrança que equivale a R$322 o metro quadrado. Em Niterói, por exemplo, o valor é de R$ 92.
“O alto custo de uma banca ocasiona a inadimplência. Tem muitos proprietários que não conseguem custear seu negócio. Um outro problema é que a dívida não é parcelada, o que leva a extinção da banca. Nos últimos anos, 150 bancas na cidade foram fechadas”, contou.
Segundo o diretor Renato Azeredo, pela primeira vez, em 20 anos de existência da Associação, eles foram recebidos pela gestão municipal, com quem estão criando um diálogo.
“Ficamos contente com essa abertura. Isso vai viabilizar, por exemplo, discutir melhorias na Lei Orgânica. Queremos autorização para ampliação dos serviços nas bancas, claro que sem perder a característica, que é a venda de jornais”, enfatizou. O secretário de posturas, Éverson Fernandes, disse que o município está aberto ao diálogo.