Igreja de Niterói fará conexão com festejos do Santuário de Portugal

As aparições de Fátima, acontecimento que marca a história da Igreja Católica, completa cem anos no próximo sábado, dia 13. Para comemorar a data, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, em Niterói, prepara uma vasta programação.
É também neste dia que o Papa Francisco promove a canonização dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto, dois dos três Pastorinhos de Fátima, que morreram em 1919 e 1920. Na igreja de Niterói, os dois ganharão um lugar de destaque ao lado da imagem de Fátima no altar. A terceira pastorinha, conhecida como irmã Lucia, morreu em 2005 e é considerada serva de Deus, já que seu processo de beatificação começou em 2010, cinco anos após sua morte.
De acordo com o padre João Cláudio, que há 12 anos é pároco da Igreja de Fátima, durante todo o dia de festejo e religiosidade, a igreja de Niterói estará conectada ao Santuário de Fátima, que fica em Portugal, com transmissões ao vivo.
“Teremos três missas, o terço na praça e procissão luminosa com participação da Escola de Samba Viradouro, seguida de queima de fogos. Será uma grande homenagem e esperamos mais de quatro mil católicos”, afirmou.
As celebrações pelo centenário começam, às 7h, com oração e missas, às 8h e 11h. Às 14h, haverá apresentação do filme: ‘O Milagre de Fátima’; às 17h, terço na praça seguido de procissão e missa com coroação de Nossa Senhora de Fátima, às 19h. A igreja fica na Rua Andrade Pinto, bairro de Fátima. (Marcela Freitas)