SG terá maternidade no Alcântara e novo atendimento de emergência
Secretário anuncia maternidade no Alcântara e ampliação do atendimento de emergência

São Gonçalo ganhará nova maternidade. A Secretaria de Saúde estuda transferir em 60 dias, o atendimento que acontece no Hospital da Mulher, no Complexo Hospitalar Luiz Palmier, para o Pronto Socorro de Alcântara (PSA).
De acordo com o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a localização do PSA, na Rua Doutor Alfredo Backer, causa uma sobreposição dos serviços, já que na região, há outras duas unidades de Saúde: uma Clínica da Família e uma Unidade de Pronto Atendimento Médico Municipal (UPAM).
Ainda segundo Dimas, a transferência dos serviços para a unidade do Alcântara facilitará o atendimento da gestante, que acaba sendo obrigada a subir uma ladeira íngreme em busca de seu acolhimento.
Dimas acrescenta ainda, que a medida ampliará o atendimento às gestantes e aumentará o número de partos, cobrindo assim, a assistência de toda a população do Sus dependente.
“Hoje, o município realiza 600 partos por mês e, com a nova unidade, vamos aumentar para 700. A maternidade ampliará os serviços à população. Hoje, apenas 20% da população tem plano de saúde”, explicou. Ainda segundo Dimas, as mudanças ocorrerão de forma gradativa. “A ideia é que em 60 dias, iniciemos as mudanças. Mas, a princípio os partos continuarão acontecendo nas duas unidades. Segundo o secretário, o atendimento clínico e cirúrgico do PSA será levado para o Complexo hospitalar, no Zé Garoto, que terá o atendimento ampliado”, concluiu.