Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Comitiva portuguesa visita Polo do Cederj de São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de março de 2017 - 18:23

Referência no ensino superior a distância, o polo da Universidade Aberta do Brasil, que funciona no Ciep Municipalizado Rosendo Rica Marcos, no Gradim, recebeu a visita da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Maria Fernanda Rollo, e da professora Helena Freitas, da Universidade de Coimbra. Após conhecer as instalações do local, que oferece nove cursos de graduação, as visitantes conversaram com tutores e alunos, para saber o olhar de quem lida no dia a dia com os desafios do ensino a distância. 

“O Brasil tem práticas educacionais muito enriquecedoras que não existem em outras partes do mundo. O ensino a distância em Portugal tem pontos positivos, mas precisa ser aprimorado. Acredito muito nesta modalidade, porque ela aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. Viemos aprender como podemos melhorar o nosso sistema”, afirmou Maria Fernanda. 

O presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Carlos Eduardo Bielschowsicy, contou por que escolheu o polo do Gradim entre os 32 existentes no estado para a visita das portuguesas. 

“Esse é um polo muito vivo, com boa estrutura. Tem uma função social importante e cultiva um bom relacionamento com a Prefeitura, que nos dá a estrutura necessária para a realização de nossas atividades. O polo do Gradim reúne todas as universidades públicas do estado do Rio”, destacou Carlos. 

Para o professor Marcelo Azeredo, que representou o secretário de Educação Diego São Paio, o polo mostra que a educação a distância tem se firmado como uma modalidade de ensino importante. 

“Nós ficamos muito feliz de saber que o Brasil está servindo de exemplo para outros países nessa modalidade, e, principalmente, que São Gonçalo tem uma unidade de destaque. O ensino a distância tem a mesma qualidade das aulas presenciais”, destaca o subsecretário de Pessoal e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. 

Sobre o Cederj - Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO, e conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância. O polo de São Gonçalo oferece os cursos de Administração, Computação, Engenharia de Produção, Segurança Pública, licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Turismo.

Matérias Relacionadas