Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7322 | Euro R$ 6,2309
Search

Mico encontrado morto preocupa moradores que suspeitam de febre amarela

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de março de 2017 - 13:13
A moradora Andréa Valpassos está preocupada com a suspeita de febre amarela
A moradora Andréa Valpassos está preocupada com a suspeita de febre amarela -

Por Marcela Freitas

Moradores do Condomínio Vilar das Mangueiras, na Rua Doutor Alfredo Backer, Alcântara, estão preocupados com o aparecimento de um mico morto no local. De acordo com a aposentada Andréa Valpassos, 52, ela já entrou em contato com a ouvidoria do Ministério da Saúde, que disse ter encaminhado o caso para a Prefeitura de São Gonçalo, mas até o momento, nenhuma visita da vigilância sanitária foi feita no local.

Andréa, que vive no condomínio há 25 anos, disse que por ser uma área arborizada, é comum ver micos. No dia 17 de fevereiro, um dos animais foi encontrado morto e, após assistir uma reportagem sobre a febre amarela, ela ficou preocupada. “No Espírito Santo, a morte de macacos está sendo investigada. Vi que se o macaco estiver infectado com febre amarela, ao picá-lo, o mosquito fica com o vírus e pode transmiti-lo para humanos. O que nos preocupa é o desaparecimento de todos os micos após encontrarmos um deles morto”, contou.

De acordo com a infectologista Tânia Dias, do Hospital Icaraí, o vírus da febre amarela é transmitido através do mosquito infectado. Porém, os animais infectados, incluindo os macacos, não são transmissores da doença. “O vetor urbano é o Aedes Aegypti infectado. O quadro clínico típico caracteriza-se por febre, calafrios, dores de cabeça e musculares, prostração, náuseas e vômito. Após o período de 3 a 5 dias, ocorre aparecimento de icterícia, diminuição do volume urinário, diarreia e vômito com aspecto de borra de café, evoluindo com sonolência e podendo chegar ao coma e morte”, disse a especialista.

A Prefeitura de São Gonçalo foi procurada, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

Matérias Relacionadas