Moradores fazem obras para tentar evitar os alagamentos

Cansados de esperar que a Prefeitura de São Gonçalo atendesse ao chamado para limpeza das galerias de águas pluviais da Rua Augusto Francisco Ferreira, os moradores montaram um mutirão durante o Carnaval. Ontem, ainda era possível ver pessoas trabalhando no local. A previsão é que a limpeza termine no fim de semana.
De acordo com o químico Antônio Araújo, 26, é comum alagamentos no local. Mas mesmo sem chuva, a galeria estava estupida. “Estávamos preocupados com a água represada e resolvemos tentar desobstruir. Ligamos para a prefeitura diversas vezes e não tivemos retorno. Desde a conclusão das obras do Hospital Estadual Alberto Torres, sofremos com alagamentos”, contou.
Morador da via, o auxiliar de serviços gerais Adão Silva, 61, revelou que quando sua rua alaga, os reflexos são sentidos no Heat. “Somos vizinhos do hospital e sempre que essa galeria está obstruída, a emergência do hospital alaga. Para que a água possa circular, precisamos quebrar o muro que nos separa do hospital. Na última enchente, eu perdi tudo em casa. Nem comprei mais nada”, afirmou.
O encarregado de obras Gildacio Gomes, 68, disse que as manilhas precisam ser trocadas. “Essas manilhas não suportam o fluxo de esgoto. Tivemos que cavar vários pontos para descobrir onde estava entupido. Estamos fazendo um paliativo para evitar tragédia”, afirmou.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informou que uma equipe visitará o local nos próximos dias. (Marcela Freitas)