Esgoto vaza e polui uma das ruas mais movimentadas de Alcântara

Por Marcela Freitas
Um “mar de esgoto” toma conta da Rua Alfredo Backer, em Alcântara, São Gonçalo. Com a obstrução da rede da Cedae há, aproximadamente duas semanas, todo o esgoto dos condomínios estão sendo despejados ‘in natura’ no meio da via, que é uma das principais do bairro.
De acordo com a síndica do Condomínio Almirante Fox, Jeanne Merat, vários contatos já foram feitos com a Cedae, mas nenhuma providência foi tomada. “Esse problema é recorrente. Com o crescimento populacional, essa rede de esgoto não suporta a demanda. Ligamos para a Cedae, que costuma fazer um paliativo. Mas, desta vez, mesmo após muitos contatos, nada foi feito”, reclamou.
O advogado Sergio Neto disse que esse é um problema de saúde pública. “Não estamos falando só de mau cheiro. Têm fezes sendo despejadas. Estamos sofrendo com este problema há muito tempo. É necessário uma obra de emergência aqui”, afirmou. Assustado com a quantidade de detritos jogados na rua, o pescador Cláudio Domingos, 46, disse que ficou impressionado com o abandono. “Esse bairro é o coração de São Gonçalo e está abandonado. Tem esgoto aqui e na altura da Caixa Econômica. Para passar, só tapando o nariz”, afirmou.
A assessoria de imprensa da Cedae informou que o entupimento tem origem em galeria de águas pluvuais. A Cedae vai assentar rede na região assim que for concluída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alcântara, atualmente em construção pela Secretaria Estadual do Ambiente, para onde o esgoto da região será encaminhado para tratamento.