Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Morre aos 94 anos, gonçalense que lutou na 2ª Guerra Mundial

relogio min de leitura | Redação 28 de dezembro de 2016 - 10:30

Por Sany Medeiros e Rennan Rebello

O ex-combatente da 2ª Guerra, Oswaldo Mendes, nascido em setembro de 1922, morreu na noite de segunda-feira, aos 94 anos, de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Central do Exército no Rio, e foi enterrado na tarde de ontem, no Cemitério Parque da Paz, no Pacheco. Ele deixou sete filhos naturais e um adotivo, 15 netos, 14 bisnetos e um tataraneto.

Mendes foi telegrafista do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou ao lado de tropas aliadas contra o regime fascista de Benito Mussolini, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Devido a esse feito, ele é um dos homenageados na Praça dos Ex-Combatentes, no bairro do Patronato, que presta tributo à memória dos veteranos de guerra.

Apesar de militar, Mendes foi membro de partidos de esquerda, como o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) com o intuito de combater a ditadura instaurada no Brasil, chegando a organizar reuniões em sua residência, no bairro do Zé Garoto, com ícones da resistência armada que eram considerados subversivos pelo governo da época, como Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes e Carlos Lamarca. Devido a seu posicionamento, sofreu represálias do regime, sendo preso em duas ocasiões.

Associação - No Patronato, também funciona a sede da Associação dos Ex-Combatentes, próximo à praça, que além de memorial, também serve como local de entretenimento para idosos da região. No entanto, a Associação corre o risco de ser fechada, pois seu estatuto permite apenas o ingresso homens que foram à guerra em solo italiano. Com isso, quando o último veterano falecer, o imóvel será devolvido à Prefeitura de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas