Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8269 | Euro R$ 6,3665
Search

Vitória da luta pela educação

Ciep do Baldeador, além de continuar com atividades, vai oferecer 1º ano do Ensino Médio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de dezembro de 2016 - 12:20
Governo do Estado reviu o término das atividades do Ciep Maria Portugal, que iria fechar em 2017
Governo do Estado reviu o término das atividades do Ciep Maria Portugal, que iria fechar em 2017 -

Por Marcela Freitas

Uma vitória para a educação. Assim pode ser considerada a mobilização de alunos e professores do Ciep 251 – Dona Maria Portugal, no Baldeador, em Niterói. Após manifestações, eles conseguiram que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), revisse a decisão de encerrar as atividades na única escola da rede estadual no bairro.

A notícia de que a escola manteria suas atividades, no ano letivo de 2017, veio com outra novidade: a escola passará a oferecer o ensino médio a partir do próximo ano. Este era um anseio antigo da direção, que tem a estrutura para oferecer aos estudantes, mas esbarrava na negativa da Seeduc.

O professor de Geografia, Luciano Paez, 38, disse que a mobilização da classe escolar foi muito importante para que a revisão da decisão acontecesse. “Participamos de muitas audiências públicas na Alerj e Metropolitana VIII. Nosso questionamento era a respeito deste processo arbitrário que não respondia às nossas perguntas. Foi muito bom ter a certeza que vale a pena lutar pela educação. Enquanto cidadão e professor foi uma vitória”, afirmou.

A opinião é compartilhada pelo professor de matemática Leonardo Dias. “Foi uma luta grande. Depois de várias reuniões chegou-se a um consenso de que a escola não precisava fechar. Em 2014, entramos com um processo para a implantação do ensino médio, que foi indeferido, sem qualquer explicação plausível. A escola tem estrutura para ampliar o processo de ensino e agora conseguimos mostrar isso. Nossa escola terá ensino médio. Agradecemos ao Sepe e aos deputados estaduais Flavio Serafini (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT) pelo apoio e por nos ajudarem na briga pela educação”, contou.

O Ciep 251 terminou o ano letivo com 150 alunos matriculados e já está com matrículas abertas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e para o 1º ano do ensino médio. Gradativamente, a escola oferecerá os três anos do ensino médio.

Matérias Relacionadas