Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Estudantes ocupam prédio na UFF

relogio min de leitura | Redação 23 de setembro de 2016 - 10:47
Imagem ilustrativa da imagem Estudantes ocupam prédio na UFF
Estudantes do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) estão ocupando desde o dia 31 de agosto as instalações do chamado "Novo Iacs", no campus Gragoatá. Eles reivindicam a retomada completa das obras do instituto.
O edifício, inicialmente um conjunto de 15 blocos, começou a ser construído em 2008, com entrega prometida para três anos depois. Em 2013, as obras foram paralisadas e seguem assim até hoje. A reitoria da UFF pretende retomar a obra de apenas três blocos dos 15 iniciais. O orçamento, no entanto, permanece o mesmo para a obra total, que até o momento já teve gasto de mais de 30 milhões de reais. 
As novas instalações serviriam para, além de salas de aula, abrigar estúdios, laboratórios, ateliês e outros espaços de suporte para os cursos de Arquivologia, Artes, Biblioteconomia, Cinema, Estudos de Mídia, Jornalismo, Produção Cultural e Publicidade. 
No manifesto publicado no blog da ocupação, os estudantes dizem que "hoje o “novo” IACS não está abandonado. Tornou-se local de construção coletiva de conhecimentos e vivencias, assegurando e garantindo sua função social. Exigimos absoluta transparência nos contratos e na fiscalização da execução das obras. Exigimos o prédio inteiro acabado".
Procurada, a reitoria da UFF informou que a construção do novo prédio do IACS foi prejudicada porque a empresa inicialmente licitada para concluir as obras pediu falência, o que levou ao atraso no cronograma das obras e ao aumento dos custos. A universidade teve que fazer uma nova licitação e contratar uma nova empresa, que reiniciou o trabalho priorizando a construção de três blocos, dois que já estariam com as obras mais adiantadas, e o terceiro que contém banheiros, o que viabilizaria o uso efetivo do espaço.

Matérias Relacionadas