Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Mercado imobiliário em São Gonçalo tem futuro promissor

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de setembro de 2016 - 13:15
Um dos imóveis para alugar da Passeli, em Alcântara: boa procura
Um dos imóveis para alugar da Passeli, em Alcântara: boa procura -
Por Thiago Soares
A crise econômica que inicialmente atingiu o governo federal e depois o estado do Rio de Janeiro, ocasionou reflexos em São Gonçalo. Contudo, alguns mercados do município, como o imobiliário, já conseguem prever um futuro promissor. Apesar de passar por meses em queda, o ano de 2017 já é visto com otimismo.
No ramo de aluguéis, o pior momento parece já ter passado. Após uma virada de ano ruim, o mercado começou a dar sinais de aquecimento em junho, quando o número de negócios fechados cresceu. O grande obstáculo de momento é o preço dos imóveis, que de acordo com o Índice FipeZap de Locação, caiu 12% entre abril de 2015 e o mesmo período de 2016.
"Numa comparação entre os primeiros sete meses de 2015 e 2016, temos uma evolução de 2% no número de imóveis alugados. O grande problema é que no ano passado o valor era maior, ou seja, esse ano alugamos mais e ganhamos menos", disse Gustavo Xavier, proprietário da Passeli Imóveis.
Um fator importante para derrubar a arrecadação, além dos valores, é a queda de aluguéis comerciais. Desde o final do ano passado, a procura por imóveis residenciais tem dominado o setor. "De dezembro até hoje, posso falar que mais de 90% dos contratos fechados são relativos a moradias. A área comercial está bem devagar, atualmente ninguém consegue abrir um novo negócio ou se manter com o atual", contou Gustavo.
Apesar de diminuir a receita, o valor baixo dos imóveis está garantindo uma maior facilidade de pagamento. A figura do fiador, que era quase uma certeza na negociação, agora está desaparecendo. "É um importante avanço. Antes, 90% dos contratos eram fechados com fiador e agora temos uma grande tendência para a garantia do depósito, com autorização do proprietário, que pode variar de 1 a 3 meses. Isso é positivo e dá mais segurança na hora da negociação", disse Xavier.

Matérias Relacionadas