Niterói foi o caminho para o ouro na vela nos Jogos Olímpicos do Rio

A medalha de ouro conquistada pela niteroiense Martine Grael e por sua companheira Kahena Kunze, na competição de vela, nas Olimpíadas Rio 2016, encheu os conterrâneos de orgulho. O resultado da dupla marca a primeira vitória de uma equipe brasileira feminina de vela na história dos Jogos. As duas medalhas, de prata e bronze, conquistadas pelo canoísta Izaquias Queiroz também foram lembradas.
Uma das primeiras pessoas a perceber o potencial da jovem niteroiense foi o barqueiro do Rio Yacht Club, Valmir das Neves, de 75 anos, que comemorou a façanha e revelou o quanto ela batalhou para chegar ao topo do pódio.
“A Martine é uma menina muito dedicada, o que é necessário para conseguir uma medalha. Foi uma honra e uma emoção ter uma atleta treinada aqui no clube ganhando medalha”, disse.
Mas não foi só quem teve contato com as medalhistas que comemorou a conquista. Pelas ruas, moradores de Niterói estavam orgulhosos com a vitória. “Confesso que não esperava essa medalha de ouro, mas comemorei muito. Dá uma visibilidade ainda maior para Niterói e faz com que mais pessoas adotem a modalidade”, disse a designer Fernanda Caetano, de 37 anos. Outra vitória que foi lembrada na cidade foi a de Izaquias Queiroz, na canoagem. Prata no individual de 1000 metros e bronze no individual de 200, ele foi elogiado por um praticante do esporte. “É um atleta acima da média, que mesmo com condições de trabalho ruins mostra um ótimo desempenho. Se ele tivesse mais apoio multidisciplinar e equipamento, ele seria imbatível”, afirmou o Hélio Teixeira, 45, presidente da Federação de Canoa Havaiana do Rio e dono do Clube Niterói Hoe.
Morador de Niterói, o garçom João de Sousa Ribeiro, 30, observava com curiosidade as canoas havaianas em Charitas e elogiou os atletas brasileiros. “Acho que muitos não esperavam medalhas nessas modalidades por desconhecê-las. Mas foi uma boa surpresa. Bem legal ver que o Brasil tem força em esportes pouco divulgados”, comentou.
Enquanto as meninas da vela encerraram a participação nos Jogos com ouro, Izaquias ainda pode subir no pódio novamente. Ele disputa hoje a final na modalidade 1000 metros de canoa dupla.