‘Procuro mostrar que SG também tem beleza’

PorThiago Soares
A criadora do perfil São Gonçalogram, da rede social Instagram, a universitária Nayara Cristina Azevedo Valadão de Jesus, de 24 anos, é a convidada de hoje da coluna ‘Dois pennes e a conta’. Ela bateu um papo com OSG, enquanto se deliciava com um prato de masas no Restaurante Spoleto, no Centro de São Gonçalo, e contou como surgiu a ideia de postar fotos da paisagem gonçalense, para mostrar o lado mais bonito do município onde mora.
O SÃO GONÇALO - Como surgiu essa ideia de criar o São GonçaloGram?
NAYARA CRISTINA - A ideia surgiu depois de uma pesquisa que fiz no Instagram sobre imagens de São Gonçalo e não encontrar nada. Percebi que havia perfis sobre Niterói, outros sobre o Rio e nada sobre nossa cidade. E eu sei que, em São Gonçalo, há diversos lugares bonitos que passam despercebidos pela maioriada população. Inclusive, passei a conhecer outros lugares depois que coloquei a ideia em prática.
OSG - E qual o objetivo do perfil? É mostrar o município de um ângulo que as pessoas não conhecem?
NAYARA - É isso. Procuramos publicar as fotos mais bonitas da cidade para mostrar que São Gonçalo também tem beleza. Muitas pessoas passaram a conhecer alguns lugares e visitar depois que viram algumas fotos.
OSG - Como é feita a seleção de fotos? Você sai pelas ruas ou tem parceiros que enviam?
NAYARA - Quando comecei, eram minhas fotos. Agora, são de seguidores do perfil. Nós pedimos sempre que as pessoas coloquem a hashtag ‘SãoGonçaloGram’ para que possamos visualizar e publicar em nossa página. A partir daí, escolhemos as mais bonitas, tentando não repetir muitos locais.
OSG - Atualmente, o perfil tem mais de 400 fotos publicadas e, aproximadamente, seis mil seguidores. Você tem alguma meta até o fim do ano?
NAYARA - Até o final do ano, a minha meta é chegar em 10 mil seguidores. Acredito muito que conseguiremos bater esse número. Em relação às fotos, não existe nenhum tipo de limite mínimo e nem máximo. Tem dia que temos diversas fotos bonitas e eu publico, mas há casos que chegam poucas fotos e o dia passa em branco.
OSG - Você tem algum retorno financeiro com o perfil?
NAYARA - Não, não ganho nada com isso. Eu faço mesmo por amor à cidade. Normalmente, São Gonçalo é mal falado até pelos próprios gonçalenses e estou tentando mudar esse estereótipo.