Maternidade incentiva partos naturais em SG

Tornar os partos e o atendimento cada vez mais humanizados. Esta é a principal meta da maternidade do Hospital Municipal Luiz Palmier, no Zé Garoto, São Gonçalo, para esse segundo semestre do ano. Depois de inaugurar alas como os Espaços Cegonha e Mãe Canguru e criar o Cegonha Móvel, que garantem mais conforto para as pacientes, a equipe da unidade trabalha para estimular o número de partos naturais.
Aos poucos, o objetivo vem sendo alcançado. Em junho, do total de 422 partos, 223 foram naturais. No mês passado, foram 216 contra 185 cesárias no hospital, que vem se tornando referência no atendimento à mulher.
“Além das adequações na estrutura física da maternidade, estamos empenhados em preparar outros setores e adotar programas e medidas para que possamos, cada vez mais, humanizar os partos”, afirma Marta Belleza, diretora do Complexo Hospitalar.
O Espaço Mãe Canguru conta com dez leitos para que as mães possam permanecer na unidade mesmo após a alta médica para acompanhar os bebês que, por motivos de saúde, ainda precisam permanecer internados. Já o Espaço Cegonha é uma enfermaria humanizada e voltada às mães em pós-parto, com o SPA do Bebê e onde os profissionais de enfermagem dão orientações às mães sobre o primeiro banho e cuidados necessários. Cegonha Móvel facilita o acesso das pacientes à maternidade.
Também vem sendo adotado, o programa “Puerpérico ao Binômino Mãe/Filho”, que oferece orientações às mães sobre cuidados que ela deve ter com o seu corpo como, por exemplo, higienização do couro cabeludo, de mamas e mamilos e cuidados com o filho.