'Feijoada da Família Tigre' agita o Porto da Pedra

Por Matheus Merlim
A quadra da Unidos do Porto da Pedra, no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, ficou pequena neste sábado para tanta animação. A tradicional "Feijoada da Família Tigre", realizada mensalmente, começou às 14h com um ingrediente a mais nesta edição: a apresentação dos sambas-enredo concorrentes ao Carnaval 2017.
A fila para conseguir um prato de feijoada não cessava. Servida completa, com direito à laranja para deixar mais leve a culinária, o prato é muito apreciado pelos frequentadores da quadra da Vermelho e Branco gonçalense. Para a diretora da ala "Guerreiros do Tigre", Lúcia de Lima, de 56 anos, não há nada melhor do que a união do feijão carregado com muito samba no pé. "Está uma delícia. Venho sempre e gosto muito. Se melhorar, estraga", brincou a foliã que está há 20 anos no mundo do Carnaval.
Além da comida, o público também pode acompanhar shows dos grupos Swing & Simpatia e Samboys. Claro que não poderia faltar a apresentação do elenco-show da escola, composto por intérpretes, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira e bateria "Ritmo Feroz", comandada por mestre Pablo.
Para o presidente da agremiação, Fábio Montibelo, é importante esse contato direto com a comunidade para sentir a energia de um bom samba na avenida.
"Vamos começar nossa preparação hoje (sábado). Vamos sentir a quadra, com os compositores cantando e ver a resposta do público. O enredo é bom, vai pegar na avenida e agora só precisa escolher um samba bom também. A energia é boa, já estamos com o protótipo do Carnaval quase pronto", revelou.
O carnavalesco Jaime Cezário também acredita na força do enredo para conquistar o título no ano que vem. "O enredo foi super bem aceito, a comunidade reagiu bem. Ele é necessário porque fala da mola propulsora do Carnaval de rua, que são as marchinhas. São elas que levam a alegria para o povão nos dias de folia E a Porto da Pedra levantou essa bandeira divertida, para dar uma continuidade à proposta desse ano, que foi homenagear Carequinha. É uma sequência de enredo feliz, colorido, para levar alegria para o público", explicou.
As composições que irão disputar o direito de compor a trilha sonora do enredo “O Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar... seu coração!”, de autoria de Jaime Cezário, vão passar por duas etapas eliminatórias (dias 12 e 19 de agosto). A semifinal acontecerá no dia 26 de agosto, e os torcedores da Porto da Pedra irão conhecer o hino oficial do "Tigre" no dia 2 de setembro. Em 2017, a Vermelho e Branco de São Gonçalo será a última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí pela Série A, no sábado de Carnaval, dia 25 de fevereiro.