Moradores de Itaboraí, pai e filho morrem afogados em rio no Espírito Santo durante feriado de Natal
Jeremias Machado Ribeiro, de 41 anos, era caldeireiro e estava se formando em pastor; Ele chegou a salvar o filho mais velho antes de ser levado pela correnteza ao tentar resgatar o filho mais novo

Uma família natural do Rio de Janeiro viveu uma tragédia na última quinta-feira (25), enquanto viajavam para aproveitar o feriado de Natal em Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo.
Morador de Itaboraí, Jeremias Machado Ribeiro, de 41 anos, morreu afogado ao tentar salvar o filho, Bernardo de Barros Ribeiro, de 7, que também veio a falecer ao ser arrastado pela correnteza. O pai ainda conseguiu salvar o filho mais velho de 11 anos, quando o jovem foi afastado para uma parte funda do rio enquanto todos brincavam em família. A informação foi confirmada por familiares.
Segundo informações do g1, Jeremias, que era caldeireiro e estudava para se tornar pastor, morreu afogado junto com o filho em um rio na zona rural de Jerônimo Monteiro. Os dois foram enterrados no último sábado (27), no Cemitério Municipal da cidade.
Leia também
Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário
Além de Bernardo, Jeremias tinha outros dois filhos, um de 11 anos [que foi salvo por ele] e um bebê de 5 meses.
De acordo com a irmã mais velha do caldeireiro, Nilza Ribeiro Massafra, toda a família tinha o costume de se reunir na chácara em Jerônimo Monteiro nos períodos festivos. No dia 25, eram 11 adultos e quatro crianças na casa, todos estavam se divertindo quando o acidente aconteceu.
Segundo relatos da família ao g1, o filho mais velho de Jeremias caiu em uma área funda do rio. O pai conseguiu salvar o menino, mas foi levado pela correnteza logo em seguida. Enquanto isso, o filho mais novo se aproximou do local e também acabou sendo levado.
Última pregação
Jeremias havia concluído todas as provas ministeriais com bons resultados e se preparava para virar pastor. Em sua última pregação, realizada em 21 de dezembro na Igreja Assembleia de Deus Efraim, no Centro de Jerônimo Monteiro, o caldeireiro falou sobre a importância de aproveitar a vida e os momentos em família e disse aos fiéis: "não sabemos o dia de amanhã”. A previsão da família era retornar para casa no dia 27, data do sepultamento.
"O Jeremias é meu irmão caçula. Ele sempre foi muito querido, foi muito paparicado por nós, mais velhos, porque ele veio assim sem a gente esperar. Sempre foi muito maduro, estudioso, inteligente, e se tornou um homem de muita fé. Ele era um cristão de verdade, um homem que vivia o que ele pregava", disse Nilza, irmã de Jeremias, em entrevista ao g1.
O trecho da última pregação foi registrado em vídeo pela cantora Ester Fagundes, filha do pastor responsável pela igreja e amiga da família.
Sobre o caso
Os corpos de Jeremias Machado Ribeiro e o filho Bernardo de Barros Ribeiro foram encontrados na última sexta-feira (26), um dia após o desaparecimento.
As buscas começaram ainda na quinta-feira (25), mas foram interrompidas à noite. A equipe de mergulho retomou os trabalhos na manhã de sexta-feira, e os corpos foram localizados no início da tarde.
A perícia da Polícia Científica foi acionada, e os corpos foram encaminhados ao Serviço Regional de Medicina Legal (SML), em Cachoeiro de Itapemirim, na mesma região, onde passaram por exames de necropsia. Em seguida, foram liberados para os familiares.
O sepultamento aconteceu na manhã de sábado (27), no Cemitério Municipal de Jerônimo Monteiro, com caixões fechados.