Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

São Pedro é festejado por fiéis e pescadores em Niterói

Niterói celebrou São Pedro, padroeiro dos pescadores, ontem. A tradicional festa da igreja de Jurujuba, que leva o nome do santo, contou com muita religiosidade na celebração de missas, terço, quermesse e shows.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de junho de 2016 - 13:25
Imagem do santo foi levada por procissão terrestre e marítima
Imagem do santo foi levada por procissão terrestre e marítima -

De acordo com o padre Magno Guilherme Angeli, São Pedro era um simples pescador, que atribuiu sua vida a Jesus. “São Pedro é o apóstolo chamado por Jesus a ser a pedra fundamental que sustenta e conduz a igreja. Ele dedicou sua vida a Jesus para corresponder a este chamado do Senhor”, explicou. Um dos pontos altos da festa é a tradicional procissão marítima que, todos os anos, reúne mais de cem barcos e milhares de fiéis. De acordo com o diretor da Colônia de Pesca Z8, Ademir dos Santos, 70, pescadores e suas famílias dedicam o dia em comemoração ao santo. “No dia de São Pedro, ninguém trabalha. É um dia para festejar. Este ano, como não tivemos uma pesca muito boa, estamos pedindo para que o mar seja mais farto”, explicou.

Escolhido para levar a imagem de São Pedro, pelo segundo ano consecutivo, Pierry dos Santos, 28, enfeitou todo o seu barco para receber a imagem. “Antes, era feito um sorteio. Mas nos últimos anos acabou. Tive a honra de carregar a imagem na procissão pela segunda vez. Acho que isso faz toda a diferença e me deixa muito realizado”, contou.

O pescador Ari da Conceição Filho, 47, que dedica 22 anos de sua vida ao mar, afirmou que faz questão de participar da festa. “ Não tem como passar essa data em branco. São Pedro é o nosso intercessor. Essa tradição é uma forma de agradecer”, ressaltou. A festa de São Pedro contou, ainda, com shows de diferentes estilos musicais. (Marcela Freitas)

Matérias Relacionadas