Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,3763 | Euro R$ 6,2548
Search

Alunos do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara se destacam em concurso estadual de redação

O tema foi os cuidados com a preservação do Planeta

relogio min de leitura | Escrito por Renata Sena | 27 de outubro de 2025 - 21:20
Davi (de branco) e Rafaela (de preto) conseguiram um grande feito no concurso
Davi (de branco) e Rafaela (de preto) conseguiram um grande feito no concurso -

Alunos do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, em São Gonçalo, se destacaram em um concurso estadual de redação, promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A escola, que é afiliada ao PEA (Programa de Escolas Associadas) da Unesco, teve alunos classificados em terceiro e quarto lugar da competição, que teve como tema central o cuidado com o Planeta Terra.

Ana Cláudia Fonseca, professora de português e produção textual do 6°ano, comemorou a conquista dos alunos com sentimento de esperança no futuro. “Para mim foi muito gratificante, porque nós tínhamos que escolher um aluno do fundamental 2 e um aluno do ensino médio para participarem. A escolha era arriscada demais, já que o Davi está á começando o fundamental ainda. Mas, ele escreveu um texto que se destacou”, afirmou a professora de Davi Scarpa Barbosa, de 12 anos, que foi o terceiro colocado no concurso.

Davi Scarpa Barbosa, de 12 anos, foi o terceiro colocado no concurso
Davi Scarpa Barbosa, de 12 anos, foi o terceiro colocado no concurso |  Foto: Layla Mussi

“Eu fiquei muito feliz quando vi a minha colocação. Mesmo quando a gente sabe que fez um bom trabalho, a gente fica com o pensamento apreensivo. Mas era um tema interessante e que eu trabalhei para escrever com muita atenção”, contou Davi, estudante do Dom Hélder desde que tinha cinco anos. Ele revelou que deseja ser Bombeiro, apesar do talento e amor pela escrita.

O concurso promovido pela Unesco reuniu mais de 80 escolas de todo o Estado do Rio e tinha regras específicas para cada estilo de texto. Rafaela Dias, de 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, conquistou o quarto lugar.

Rafaela Dias, de 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, conquistou o quarto lugar
Rafaela Dias, de 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, conquistou o quarto lugar |  Foto: Layla Mussi

“Nós fizemos uma seleção com todos os alunos, mas o texto da Rafaela chamou atenção pela poética, pela elaboração. Ela direcionou bem, como uma carta mais intimista, com a defesa da natureza. É uma carta que mostra o amor pela natureza, com a consciência ambiental, respeito e proteção. A aluna saiu do pragmatismo e imprimiu um tom literário na escrita”, contou Marcelo Motta, professor de língua portuguesa, literatura e redação.

Rafaela, que estuda no Dom Hélder há sete anos, afirmou que se dedicou para concorrer à premiação. “Eu estava com muita expectativa, pois dei o meu melhor. Estava acreditando que poderia ganhar, sim. Eu quis buscar um ar literário para o texto para aproximar o leitor”, contou a estudante que quer cursar Direito, mas não descarta fazer Letras.

Matérias Relacionadas