Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6693 | Euro R$ 6,1943
Search

Jovem se recupera do crime e vira pastor e cantor gospel

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de junho de 2016 - 14:00
Por Daniela Scaffo
O pastor Willian Ribeiro, de 28 anos, dá uma verdadeira lição de vida quando o assunto é superação. Criado na Comunidade do Caramujo, na Zona Norte de Niterói, onde mora até hoje, o jovem viveu no crime durante nove anos, foi preso e deu a volta por cima. Atualmente, o niteroiense é cantor e gravou um CD gospel.
Willian cresceu em uma das comunidades mais violentas de Niterói e, por causa da situação financeira da sua família e com as más influências que se envolveu, ele acabou entrando para o mundo do crime aos nove anos de idade.
"Eu sou o mais velho de cinco irmãos, via os bandidos ganhando muito dinheiro e resolvi entrar para essa vida, devido as más influências que me envolvi na época", contou o pastor.
O jovem acabou sendo preso quando completou 18 anos, por envolvimento com o tráfico de drogas. Foi no Complexo de Gericinó, em Bangu, que Willian começou a refletir sobre o que queria para a vida e decidiu mudar.
O pastor passou quatro anos e quatro meses preso e cumpriu pena até os 22 anos. Ao sair da prisão, Willian decidiu procurar emprego, mas foi rejeitado na maior parte deles, por ter passagem pela polícia. Ele ainda contou que uma das suas inspirações foi sua avó, que vendeu a própria residência para pagar as dívidas de Willian com o tráfico, e sua mãe, que nunca desistiu dele.
"Tinha um jovem na cadeia que todos os dias à noite, ele colocava em uma rádio evangélica. Escutei uma música chamada 'Páginas em Branco', da Elaine Martins e daquele dia em diante resolvi mudar de vida. Foi uma escolha árdua, pois eu teria que ter forças para lutar contra a rejeição. Mas eu queria mostrar para mim mesmo que eu conseguiria sair dessa e mostrar para minha mãe e avó que se elas acreditaram na minha recuperação, não foi atoa", explicou.
Em uma das rejeições de emprego que sofreu, em um mercado na Comunidade do Caramujo, Willian contou que escutou uma voz suave dizendo: "você vai sair desse vale". A frase virou inspiração para sua primeira composição, que também é título do hino.
"No momento que recebi aquela rejeição, as lágrimas rolaram do meu rosto. Então, depois de escutar aquela voz, peguei um papelão, pedi uma caneta na recepção do mercado e comecei a compor a canção. A primeira pessoa que escutou foi um despachante de ônibus, que é amigo meu. Ele começou a chorar quando cantei a música para ele e eu vi que ela tinha um impacto na vida das pessoas", disse Willian.
A música, que tem o refrão: "você vai sair desse vale, em nome do Senhor Jesus. Vai sair desse vale, é só clamar aos pés da cruz", atualmente é cantada em diversas igrejas. Willian também abriu três barbearias em Tenente Jardim, Morro do Castro e Sapê, juntamente com três de seus irmãos, além de trabalhar como monitor em uma empresa de turismo.
A história de vida de Willian fez com que ele recebesse diversos convites para pregar em comunidades de São Paulo, como Capão Redondo, que é controlada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O niteroiense - que é casado e tem três filhos, de 12, 10 e oito anos - também desenvolve trabalhos com jovens de comunidades carentes de bairros como: Salgueiro, Marambaia e Santa Rosa, e distribui alimentos para moradores de ruas de São Gonçalo e Niterói.
"Atinjo tanto jovens que estão no mundo do crime, quanto as mães deles. Eu queria dizer para elas para que não desistam de seus filhos. Meu sonho agora é abrir uma clínica de reabilitação para que jovens recebam oportunidades de sair dessa vida e fazerem cursos profissionalizantes. O vale, que é descrito na minha música, é um lugar de decisão onde a pessoa precisa saber o que vai fazer", finalizou.

Matérias Relacionadas