Livro sobre a "Pequena Moscou" brasileira será lançado nesta sexta-feira no Museu do Ingá

Historiador Felipe Ribeiro ao lado de sua esposa Vanisia Ribeiro, no lançamento do livro "Memórias da Moscouzinho: os tecelões de Santo Aleixo e a liderança de Astério dos Santos", na Fundação Getúlio Vargas, no Rio. -
Por Rennan Rebello
Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, o Museu do Ingá, em Niterói, sediará o lançamento do livro “Memórias da Moscouzinho: os tecelões de Santo Aleixo e a liderança de Astério dos Santos” do historiador Felipe Ribeiro, movido pelo desafio de contar a história que não se encontra nos livros didáticos. O autor resolveu retratar o movimento sindical dos trabalhadores da antiga fábrica de tecido, localizada em Santo Aleixo, distrito de Magé.
Durante os anos de 1945 à 1964, a região era conhecida como a "Pequena Moscou" devido a forte militância dos operários liderados por seu avô, Astério dos Santos, que foi comunista, líder sindicalista e vereador (cassado após a ditadura militar ser instaurada no Brasil). O presente trabalho é a conclusão de monografia de Felipe, em 2006, na época, ainda um graduando do curso de história da UERJ/FFP, de São Gonçalo.
Abaixo, assista ao documentário "Tear" que aborda o tema retratado na obra.