Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6908 | Euro R$ 6,2149
Search

Em busca de uma solução

Prefeitura faz nova reunião com Justiça Federal sobre destino de desabrigados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de maio de 2016 - 00:58
Depois de saírem de condomínios no Jóquei, 330 pessoas estão alojadas no Polo Vista Alegre e Ciep
Depois de saírem de condomínios no Jóquei, 330 pessoas estão alojadas no Polo Vista Alegre e Ciep -

A secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo continua cumprindo todas as exigências impostas pela Justiça Federal em relação ao processo de reintegração de posse dos Condomínios Parques dos Bem-te-vis e Araras no Jóquei. Durante 54 dias, a prefeitura disponibilizou todos os seus equipamentos para dar assistência às famílias que ocuparam as unidades. Hoje, às 12h, acontece nova reunião entre a Justiça Federal, a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal, a Polícia Militar e a empresa responsável pelo empreendimento para decidir mais uma etapa do processo de desocupação.

A prefeitura participou de todas as reuniões envolvendo a Justiça Federal, a empresa MVR Empreendimentos, responsável pela construção, Caixa Econômica Federal e a Polícia Militar. Durante os encontros ficou acordado que, antes do processo de reintegração, a prefeitura e o Estado garantiriam atendimento às famílias. Os 18 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Central de Atendimento do Programa Bolsa Família e a Defesa Civil do município garantiram atendimentos prioritários às famílias desde que a cidade foi castigada pelo temporal no mês de abril. Neste período, apenas uma família procurou a Defesa Civil para solicitar laudo de interdição do imóvel e 47 estiveram nos Cras para solicitar a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, que garante acesso aos programas sociais, como o “Minha casa Minha Vida”. Na última reunião com a Justiça Federal, antes do processo de desocupação, a prefeitura foi intimada unicamente a destinar local para abrigar, por tempo determinado, as famílias identificadas através de estudo social. O Polo de Qualificação Vista Alegre foi indicado pelo município. Enquanto a Justiça Federal solicitou ao Governo do Estado, a cessão do Ciep Porto do Rosa.

Desde a manhã da última terça-feira, cumprindo ordem judicial, equipes da assistência social e da Defesa Civil acompanharam o processo de desocupação, garantindo a integridade física das famílias que deixaram as unidades do “Minha Casa Minha Vida”. No Polo de Qualificação de Vista Alegre estão abrigadas 80 pessoas, enquanto no Ciep do Porto Rosa, 250.

Matérias Relacionadas