Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8215 | Euro R$ 6,3588
Search

Caso grave de H1N1 em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de maio de 2016 - 21:53
Familiares fazem campanha na internet para conseguir doações de sangue para Andreia
Familiares fazem campanha na internet para conseguir doações de sangue para Andreia -

Por Marcela Freitas

O mais recente caso de gripe H1N1 diagnosticado pelas autoridades de Saúde de São Gonçalo é de uma moradora de Alcântara, que está internada em estado grave desde o dia 22 de abril, no Hospital das Clinicas de Niterói (HCN). O caso tem comovido até a equipe médica da unidade, já que a vendedora Andreia Mara Vasconcelos, de 29 anos, estava grávida de 28 semanas, e precisou ter seu parto antecipado devido às complicações de seu quadro clínico. O bebê passa bem e está estável.

Internada do CTI, a jovem respira com ajuda de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), técnica que fornece suporte circulatório e respiratório para o coração e pulmões de pessoas que estão com esses órgãos comprometidos. Uma campanha organizada por familiares tem sido divulgada através das redes sociais para buscar doações de sangue, já que ela precisa fazer muitas transfusões.

Marido de Andreia, o eletricista Aldenir Silva, 37, contou que a esposa começou a se sentir muita falta de ar e teve que ser internada às pressas. “Os sintomas pareciam de gripe comum. Num primeiro momento, a doença não foi descoberta. Portanto, ela acabou entrando em coma devido à ausência de ar nos pulmões. O diagnóstico demorou cerca de cinco dias. Com o agravamento de seu quadro, os médicos optaram por realizar a retirada de nosso filho”, explicou.

Jonathan nasceu no dia 23 de abril e está reagindo bem, segundo médicos da unidade. “Ele está bem e forte. O que nos preocupa é a Andreia, que ainda está muito frágil e seu quadro é grave”, completou Adenir. “Andreia só saia de casa para ir ao médico e realizar exames, pois trabalhava em casa com vendas online. Acreditamos que ela possa ter pego a doença em alguma dessas viagens. Ela não tinha o hábito de estar em lugares com grande aglomeração de pessoas”, afirmou.

Quem desejar doar sangue para a vendedora deve procurar o banco de sangue na Rua Almirante Tefé, 594, sobreloja, centro de Niterói. No local é preciso comunicar que a doação é para Andreia. O horário de atendimento é de 7h às 14h.

Matérias Relacionadas