Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Rap com mensagem cristã

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de abril de 2016 - 19:31
Os jovens da Igreja Sant'Anna de Itaúna criaram o "Projeto Céu" após a jornada Mundial de Juventude
Os jovens da Igreja Sant'Anna de Itaúna criaram o "Projeto Céu" após a jornada Mundial de Juventude -
"Meu desejo não é grana e nem era ser Mc. Meu desejo na verdade é ver o meu irmão sorrir. Viu um par de pegadas somente e achou que ninguém te amava. Se enganou, irmão, era Cristo que te carregava". Os versos finais da canção "Nossa História" transmite exatamente a proposta do "Projeto Céu", grupo de rap formado por quatro jovens de São Gonçalo. A ideia de multiplicar a palavra de Deus por meio da característica crítica, marcante do gênero musical, é o que diferencia os meninos no cenário independente da cidade.
O quarteto composto por Matheus THL, de 20 anos, Guilherme Zulu, 27, Lucas Lucce, 26, e o Dj Philip Merlin, 19, foi criado após a "Jornada Mundial da Juventude"(JMJ), em 2013. O objetivo, inicialmente, era propor uma nova maneira de transmitir os ensinamentos católicos entre os jovens da Paróquia Sant'Anna de Itaúna. Apesar de a origem ter sido na Igreja, o rótulo de rap cristão não representa fidedignamente o conceito do grupo, que tenta atingir diferentes públicos.
"A gente tenta abordar nas letras nossa vivência como cristãos, para conscientizar os jovens, mas não visando apenas o catolicismo. Costumo dizer que a gente diz o milagre, mas não fala o santo. Queremos sim levar a palavra mais simples e descontraída, porém temos as referências musicais que estão impressas no nosso projeto. A gente procura aprimorar o som junto à literatura e outras artes", explica Matheus, um dos vocais.
A metáfora implícita no nome "Projeto Céu" remete ao poder da música de alcançar uma força superior, ou seja, "elevar-se ao céu". Mas nem sempre a denominação foi essa. Antes de profissionalizar o quarteto nas redes sociais, eles integravam a "Life In God" (Vida Em Deus, tradução livre), que era uma banda católica formada por 10 pessoas. Embora gostassem da ideia, o sonho de montar um "Planet Hemp" da Igreja, trazendo um rap mais genuíno, falava mais alto.
"A Igreja Católica mais tradicional ainda vê o Projeto Céu como algo complicado, que mistura o rap de rua com a palavra. Ainda olha para nós com certo receio. Mas estamos certos que a gente consegue atingir de forma positiva o público. Muitas pessoas já chegaram para a gente em shows, dizendo que sempre quiseram ouvir um rap diferente assim", conta Lucce, também vocal.
Cartola, Emicida, Djavan. As referências musicais são muitas. O repertório de apresentação conta, geralmente, com apenas duas regravações, privilegiando o movimento autoral. Inclusive, o primeiro "EP" (Extended Play) oficial do grupo, "Só Depende De Nós", que tem previsão de lançamento ainda este ano, trará quatro músicas inéditas. O primeiro single do novo trabalho será "Guerra Santa", que deve começar a ser trabalhado ainda na primeira metade do ano.
Para conhecer mais sobre o trabalho do Projeto Céu, basta acessar a página dos meninos no Facebook (www.facebook.com/ProjetoCeuRap) e seguir o canal no Youtube (www.youtube.com/ProjetoCeuRap).

Matérias Relacionadas