Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8215 | Euro R$ 6,3588
Search

Cemitério dos ‘horrores’ em Niterói

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de abril de 2016 - 21:49
 O mato já encobre as sepulturas no Cemitério de Itaipu. Muitas covas também estão abertas
O mato já encobre as sepulturas no Cemitério de Itaipu. Muitas covas também estão abertas -

O cenário parece de um filme de terror, mas, na verdade, é o Cemitério Municipal São Lázaro, em Itaipu, Niterói. Covas abertas, corpos expostos e muito mato são apenas alguns dos problemas presenciados no espaço. A ação do tempo e a falta de manutenção, devido à carência de funcionários, transformou o cemitério público em um local ainda mais sombrio.

Quando O SÃO GONÇALO estava no local, a equipe de reportagem encontrou a doméstica Vânia Wilma Francisco, de 53 anos, que enterrou seu filho mais velho, Rafael Mattos Santos, 31, no local. Moradora da localidade, ela passou a fazer visitas periódicas ao túmulo, mas, para sua surpresa, naquele dia, ela encontrou a cova aberta e sem a tampa do caixão.

“Se o corpo do meu filho estivesse enterrado em meu quintal, estaria mais bem cuidado. É um absurdo esse descaso. Meu filho não merecia isso. Sei que aqui só tem o corpo dele, mas queria dar a ele um local digno. Em menos de uma semana, o túmulo foi violado”, lamentou. Vânia disse também estava impossibilitada de enfeitar o túmulo do filho. “Vim trazer uma flor para ele, mas não tenho nem onde colocar. Vou ter que trazer materiais de casa para reconstruir o túmulo, que é de responsabilidade da administração municipal. Meu filho era muito pessoa muito boa e não merecia isso”, revelou.

O caso vivido pela doméstica não é isolado. A equipe de reportagem de OSG flagrou outros túmulos violados e também cobertos por mato. Um funcionário da Prefeitura, que pediu para não ser identificado, contou que apenas duas pessoas trabalham no local e precisam se revezar na limpeza, enterros e atendimentos telefônicos.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que “a grande parte dos túmulos são perpétuos, sendo sua manutenção de responsabilidade dos proprietários. A limpeza e capina dos cemitérios municipais são feitas regularmente, e os coveiros mantêm a limpeza dos túmulos”. O órgão informou ainda que “há um processo em andamento para obras de reforma em todos os cemitérios municipais”. (Marcela Freitas)

Matérias Relacionadas