Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

São Gonçalo mantém unidades de saúde de urgência abertas no feriadão

Dois centros de atenção psicossocial também funcionarão normalmente

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de abril de 2023 - 09:08
Pronto Socorro de São Gonçalo
Pronto Socorro de São Gonçalo -

A Prefeitura de São Gonçalo decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta quinta-feira (06), devido ao feriado da Sexta-Feira Santa (07). A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informa que todas as unidades de urgência e emergência de saúde municipais vão funcionar, normalmente, durante todo o período (de quinta a domingo). Dois centros de atenção psicossocial também funcionarão normalmente.

Estarão funcionando 24h as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia e os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto. A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, também funciona 24h, assim como a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. 

O Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus, no Zé Garoto, que realiza os testes para detectar o coronavírus e consultas para os gonçalenses sintomáticos, realiza os exames na quinta-feira (06) no horário normal, das 8h às 18h. No feriado da Sexta-feira Santa (07), a unidade funciona das 8h às 13h. Sábado (08) e domingo (09), o CT fica fechado. Vale lembrar que os gonçalenses têm que chegar uma hora antes da previsão de término da testagem.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira, no Centro (Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro, telefone: 2607-5960) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três, telefone: 3606-9224) vão funcionar 24h durante todo o período.

As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem no sábado (8), das 8h às 13h, para as vacinações contra o coronavírus. Os polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto; e Hélio Cruz, em Alcântara, abrem na quinta e na sexta, das 8h às 12h, respectivamente e exclusivamente, para a aplicação da vacina antirrábica humana nos casos de acidentes. 

Quando necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao PSC, no Zé Garoto, que funciona 24h todos os dias. Em casos de acidentes graves que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, fora do horário de atendimento nos polos sanitários, o paciente pode procurar o PSC para avaliação.

Todas as outras unidades de saúde da atenção básica e especializada estarão fechadas de quinta-feira (06) até domingo (09). São elas: todos os postos de saúde, clínicas, PAMs, CER III, Clínica de Fisioterapia de Nova Cidade, Clínica Municipal da Criança, Espaço Rosa, polos sanitários e outros Caps. A Secretaria informa que todas as unidades voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (10).

Matérias Relacionadas