Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Mais dois finais de placas têm vencimento de IPVA esta semana

Período contempla veículos com a identificação terminada em 3 e 4

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de abril de 2023 - 11:48
Os donos de mais de 2,5 milhões de veículos já quitaram pelo menos uma cota do tributo
Os donos de mais de 2,5 milhões de veículos já quitaram pelo menos uma cota do tributo -

Mais dois finais de placas têm vencimento da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 a partir desta terça-feira (04/03). A semana vai contemplar os veículos com placas terminadas em 3 e 4.

O pagamento do IPVA será realizado por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que deve ser retirada somente no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou no site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Para a emissão do documento, o contribuinte deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. O imposto é quitado apenas por meio da guia, que pode ser paga em qualquer agência bancária.

O pagamento do IPVA será realizado por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD)
O pagamento do IPVA será realizado por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD) |  Foto: Divulgação
 

O valor do imposto é calculado a partir da aplicação das alíquotas (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica) sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, concebidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os donos de mais de 2,5 milhões de veículos já quitaram pelo menos uma cota do tributo. Os contribuintes que perderam o pagamento da primeira e da segunda parcelas do IPVA ainda podem efetuá-lo em três cotas, com multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros, que incidem apenas sobre as contas já vencidas.

Para mais informações e serviços relacionados ao imposto, acesse o Portal do IPVA.

Matérias Relacionadas