Defesa Civil está em alerta
Os últimos dias foram marcados por fortes temporais que atingiram a região causando alagamentos e quedas de árvores.

Os últimos dias foram marcados por fortes temporais que atingiram a região causando alagamentos e quedas de árvores. A previsão da meteorologia é de que uma frente fria se aproxime do Rio de Janeiro hoje, trazendo novos temporais. Essas mudanças no clima colocam em alerta as Defesas Civis das duas cidades e, principalmente, moradores.
Vivendo há 10 anos na Rua Augusta Fonseca, no Jardim Catarina, a dona de casa Marielsa Louredo, de 50 anos, garante que não dorme quando chove. “Aqui, sempre que chove, alaga. Ficamos desesperados. Infelizmente, não temos outro lugar para ficar. Mas de tanto perder as minhas coisas para a água, desisti de reformar a casa. Hoje, vivo com o que tenho”, disse. A também dona de casa Jorgeane Mendes, 37, está preocupada. “A água nem terminou de baixar das últimas chuvas. As ruas estão empossadas. O solo não conseguirá absorver tanta água”, lamentou. Para o vendedor autônomo Sergio Domingues, 39, que mora na localidade Ipuca, contou que sempre sofreu com os alagamentos. “Aqui, quando começa a chover, os moradores saem de casa para procurar um local mais elevado. Normalmente, vamos para o Ciep para esperar a água baixar. Teve ocasião em que a água atingiu quase dois metros e os moradores foram retirados de barco. O importante é salvar as nossas vidas. Os bens materiais conquistamos depois”, afirmou.
Defesa Civil – De acordo com a prefeitura de São Gonçalo, a coordenadoria de Defesa Civil está atenta às chuvas e realiza trabalho de prevenção. A cidade tem 25 sirenes e 39 pluviômetros instalados nas áreas de risco em Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal. Em São Gonçalo, os bairros com risco geológico são Boa Vista, Gradim, Patronato, Covanca, Vila Três, Arsenal, Tribobó e Engenho Pequeno e dois pontos nos bairros de Itaúna e Novo México; e 15 áreas com risco de inundações: Itaúna, Jardim Catarina, Palmeiras, Colubandê, Tribobó, Itaoca, Luiz Caçador, Trindade, Novo México, Santa Izabel, Rio do Ouro, Pacheco, Vista Alegre, Fazenda dos Mineiros e Maria Paula. O órgão disponibiliza o telefone 2601-0199 para chamados de emergência, informações e denúncias.