Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Temporal assusta pedestres e derruba árvores em Niterói

No centro da cidade uma árvore caiu na grade do Palácio Arariboia, atrás da Rua da Conceição

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de fevereiro de 2023 - 20:34
No centro da cidade de Niterói uma árvore caiu na grade do Palácio Arariboia, atrás da Rua da Conceição
No centro da cidade de Niterói uma árvore caiu na grade do Palácio Arariboia, atrás da Rua da Conceição -

Na tarde desta sexta-feira (3), um temporal com fortes rajadas de vento pegou muitas pessoas desprevenidas e causou alagamento e árvores caídas em Niterói. No centro da cidade uma árvore caiu na grade do Palácio Araribóia, atrás da Rua da Conceição.

Outro ponto atingido pela forte chuva foi a entrada do Plaza Shopping, onde a  Rua XV de Novembro foi tomada pela água, causando alagamento, que por pouco não invadiu as lojas. Os pedestres que passavam pelo local também ficaram ilhados.

O mesmo aconteceu na Rua Presidente João Pessoa, na Zona Sul da cidade, onde a via foi tomada pela água, gerando um congestionamento. Na Praia das Flechas, antes de Icaraí, o trânsito também ficou lento devido ao temporal. Já no bairro Santa Rosa, carros foram parcialmente submersos.

A Prefeitura de Niterói informou que está trabalhando para minimizar os transtornos aos moradores da cidade. De acordo com a Defesa Civil, choveu, no período de uma hora, 34.2mm – o que representa 25% da média climatológica para o mês de fevereiro. Agentes do Município, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Nittrans, Administração Regional da Região Oceânica, entre outras, estão atuando nas ruas da cidade.

Segundo a Defesa Civil, a cidade está em estágio de atenção. Núcleos de chuva forte a muito forte que atuaram em Niterói já se afastaram da cidade e se dissiparam. Os acumulados de chuva na última hora diminuíram. Para as próximas horas, há previsão de chuva fraca isolada.

Operadores da NitTrans estão nas ruas orientando motoristas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.

Até o momento, nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos. O escoamento da água acontece de forma rápida. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Prevenção

A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.

- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

- Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.

Matérias Relacionadas