Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Evento de promoção ao Janeiro Branco reuniu trabalhadores do SAMU para debater saúde mental na UNIVERSO

Palestra foi organizada pela Coordenação Regional do SAMU 192 da Metropolitana II

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de janeiro de 2023 - 22:41
Encontro reuniu profissionais do SAMU na Universidade Salgado de Oliveira
Encontro reuniu profissionais do SAMU na Universidade Salgado de Oliveira -

O evento sobre saúde mental no atendimento pré-hospitalar “Toda Vida Importa” reuniu dezenas de profissionais da saúde, nesta terça-feira (31), no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), no centro de Niterói.

Promovendo o 'Janeiro Branco', a Coordenação Regional do SAMU 192 da Metropolitana II reuniu, na parte da manhã, o psicólogo e membro do Instituto Janeiro Branco, Cristiano Mollo, com abordagem do tema "Auto-estima e Autoamor"; a enfermeira e coordenadora da vigilância da central de regulação do SAMU Tamires Souza, apresentando o trabalho do Programa Notifica SAMU, que realiza vigilância das tentativas de suicídios que chegam pelo 192; e o psicólogo Farlem Silveira, com a mesa "um olhar além das técnicas".

Psicólogo Cristiano Mollo abriu a primeira mesa do evento
Psicólogo Cristiano Mollo abriu a primeira mesa do evento |  Foto: Filipe Aguiar
 

“Esse evento é importante porque a gente tem uma instituição que cuida de pessoas, que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Eu trouxe uma reflexão para os profissionais presentes: quem cuida de quem cuida? Muitas das vezes a gente cuida do outro e esquece de olhar pra gente. E a campanha Janeiro Branco vem trazer esse ponto de partida de que cuidar da mente é só o início. A gente não pode esquecer de cuidar da nossa saúde mental, pois quando a gente cuida da nossa mente as coisas tendem a ficar um pouco mais fáceis”, disse Mollo.

Na parte da tarde, a diretora de enfermagem Ana Laura Biral apresentou a mesa "Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem" e a enfermeira Arindha Rossignoli conduziu a palestra com o tema "Abordagens sistematizadas às pessoas em sofrimento psíquico no APH".

“O tema da saúde mental ainda é muito pouco falado. E essa reunião é importante porque aqui tem coordenadores das bases, tem profissionais da central de regulação, tem profissionais da ponta, técnicos, enfermeiros. É um evento que proporciona uma interação, extremamente necessária, entre as equipes fazem todo o trabalho para a SAMU. E também pode ser o início de uma estruturação para um comitê de saúde mental que dê o suporte pros nossos profissionais”, afirmou Tamires Souza.

No final do encontro, foram distribuídos certificados para o Time de Multiplicadores da Educação Permanente, profissionais que repercutem o aprendizado com os outros trabalhadores do SAMU.

Matérias Relacionadas