Moradores temem novos deslizamentos no Largo da Batalha, em Niterói; vídeo
Pelo menos, três casas foram atingidas pela enxurrada provocada pela chuva na madrugada desta sexta-feira (06)

Moradores da Comunidade da Igrejinha, no Largo da Batalha, em Niterói, estão receosos do risco iminente de novos deslizamentos de terra na região.
O primeiro incidente aconteceu por volta das 5h, quando seis moradores precisaram sair de casa, com tempo de levar apenas alguns pertences e documentos. Outras duas casas próximas também foram atingidas.
As famílias aguardam a chegada da Defesa Civil desde então.

Família faz apelo
Moradores do bairro há 20 anos, o casal Lucio Cardoso, 53 e Claudia da Silva, 48, estavam na casa com três filhos e um neto quando souberam por um vizinho que havia barulho suspeito de estalo nas casas e que deveriam sair imediatamente. Minutos depois, houve o deslizamento de terra que cobriu parte da casa. Eles lamentam a perda quase total da residência e pedem uma solução, pois não têm onde se abrigar.
Chuva dá 'nó' em trânsito de Niterói e São Gonçalo; há pontos com alagamento
"Não conseguimos resgatar nada", desabafa a moradora.
A Defesa Civil de Niterói foi contatada pela reportagem.
Em resposta, informou que "a cidade está em estágio de atenção desde a tarde de quarta-feira (04), devido a aproximação de uma frente fria que trouxe núcleos de chuva forte para o município nos últimos três dias. Em 24 horas, choveu cerca de 75% do previsto para o mês inteiro. As regiões de Itaipu, Maceió, Santa Bárbara e Morro do Bumba registraram os maiores acumulados pluviométricos.
Até o momento, nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.
Cerca de 1.200 agentes da Prefeitura, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, e de Assistência Social, Nittrans e Administração Regional da Região Oceânica, estão atuando nas ruas de Niterói desde a madrugada.
Operadores da NitTrans estão nas ruas, com aumento de efetivo, orientando motoristas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando desde a noite de ontem nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água. No momento, esse trabalho se concentra em Charitas.
Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.
Previsão – De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, núcleos de chuva fraca atuam na cidade de Niterói neste momento. Permanece a previsão de chuva fraca a moderada ao longo desta sexta-feira (06).
Prevenção – A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:
- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas."
Sobre o caso na Comunidade da Igrejinha:
"A Defesa Civil de Niterói está com todo o seu efetivo na rua, atuando em cerca de 21 ocorrências em toda a cidade. Uma das equipes está, neste momento, se deslocando para o Morro da Igrejinha. Não há registro de feridos até o momento".
Chuva além do esperado
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 24 horas choveu em Niterói 75% do esperado para todo o ano. Às 11h38 foi divulgado aviso de Alerta Vermelho, informando "chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas".
Matéria atualizada às 14h09*