Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Menino gonçalense apaixonado por ônibus sonha em conhecer garagem da Mauá

Morador do Portão do Rosa tem Transtorno do Espectro do Autismo e se apaixonou por linha de ônibus

relogio min de leitura | Escrito por Felipe Galeno | 01 de janeiro de 2023 - 08:37
Quando crescer, Gabriel planeja trabalhar com ônibus de viação gonçalense
Quando crescer, Gabriel planeja trabalhar com ônibus de viação gonçalense -

Usar o transporte público não é exatamente a parte favorita da rotina de muitos gonçalenses, mas para o pequeno Gabriel Vidal, de 8 anos, pegar um ônibus é motivo de muita alegria. O morador do bairro Portão do Rosa é completamente apaixonado por ônibus e tem como um dos principais sonhos da vida uma meta inusitada: conhecer a garagem da Viação Mauá e trabalhar lá quando crescer.

Os pais do menino, que tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), contam que não sabem muito bem quando a paixão pelo coletivo começou. “Ele sempre gostou muito de carrinho, caminhão de brinquedo. Depois de um tempo, começou a gostar mais de ônibus. E especificamente os da Mauá”, explica o cozinheiro Diogo Vidal, de 38 anos, pai de Gabriel.

A mãe, Luciana Abreu, de 36 anos, especula que o gosto tenha começado com a observação dos veículos na rua. “Quando a gente começou a levar ele para a terapia, ele prestava muita atenção nos ônibus na rua e criou essa paixão”, ela relembra.

Essa paixão é expressa pelo pequeno através de diversos desenhos de ônibus que ele faz quase todos os dias e espalha por todos os cantos da casa. “Tem muita coisa. É ônibus na cozinha, no banheiro. São muitos desenhos, tivemos até que conversar com ele para tirar alguns do caminho”, relata o pai.

Fazer desenhos de ônibus é a brincadeira preferida do pequeno atualmente
Fazer desenhos de ônibus é a brincadeira preferida do pequeno atualmente |  Foto: Filipe Aguiar
 

O amor pelos ônibus é tanto que o pequeno prefere nem comentar sobre. Enquanto os pais contam sobre sua paixão, ele aguarda ansiosamente o fim da conversa para poder ir no portão de uma garagem de ônibus no Boaçu, próximo a sua residência. “Vamos lá ver”, ele pede, sem esconder a antecipação.

Apesar disso, ele nunca entrou no espaço onde os veículos de sua viação favorita ficam estacionados. Por vezes, ele só passa por perto, no portão do local e observa de um fresta os ônibus. Outro de seus passeios prediletos é apenas sair por aí no transporte público. “Às vezes eu pego ele e vamos de ônibus só para sair por aí, passear”, conta Diogo.

O dia a dia da família é de bastante correria. Além de Gabriel, o casal também tem o pequeno Bento, recém-nascido. Mesmo antes da chegada dele, a vida deles tem envolvido uma série de adaptações desde o diagnóstico do primeiro filho, que veio aos 4 anos.

Entender as demandas e desafios de pai e mãe de uma criança do espectro autista não foi nada fácil no início. “Eu e minha esposa passamos muitas noites na sala aqui chorando, nos perguntando como fazer porque não sabíamos como ia ser”, revela o pai. Luciana complementa: “É um universo novo. Tem muita coisa que não dá para a gente entender, a gente vai se adaptando”.

Aos poucos, eles foram compreendendo que a única diferença de Gabriel é que ele enxerga o mundo de uma maneira diferente, com mais imaginação e atenção. “Ele tem uma percepção incrível. Ele presta atenção em uns detalhes, às vezes, que a gente nem percebeu”, explica a mãe.

E, no tempo dele, as coisas foram se acertando e hoje o pequeno já superou muitos dos principais desafios dos primeiros anos após o diagnóstico. “A gente insistiu em algumas coisas, e teve muita paciência. Com o autismo, tem que ter paciência. Hoje em dia, ele vai ao banheiro sozinho, pega o que precisa na geladeira sozinho sem problemas”, comemora Diogo.

Uma réplica de um ônibus da linha '422' foi presente deixado pelo Papai Noel para Gabriel no último Natal
Uma réplica de um ônibus da linha '422' foi presente deixado pelo Papai Noel para Gabriel no último Natal |  Foto: Filipe Aguiar
  

Os ônibus, protagonistas das muitas ilustrações e mesmo dos conteúdos que ele assiste na internet, ajudaram Gabriel a se expressar e a se divertir com as coisas. Para celebrar isso, a família escolheu presentear ele, no último Natal, com uma réplica de um pequeno veículo da linha ‘422 - Portão do Rosa x Niterói’, a favorita do pequeno.

“Minha esposa conseguiu contato de uma pessoa lá no Rio que faz essas miniaturas. Ele entregou até antes do Natal. A gente falou para o Gabriel escrever uma cartinha, pedindo para o Papai Noel trazer um ônibus”, conta o pai. Agora, a réplica do coletivo se tornou um de seus brinquedos favoritos.

Para o aniversário dele, os pais já planejam outro presente parecido, adianta Diogo: “No aniversário, a gente vai tentar fazer um da ABC. Ele tem essas prediletas, mas conhece todas as linhas, todas as empresas. É incrível”.

"Ele tem uma percepção incrível. Ele presta atenção em uns detalhes, às vezes, que a gente nem percebeu", conta a mãe
"Ele tem uma percepção incrível. Ele presta atenção em uns detalhes, às vezes, que a gente nem percebeu", conta a mãe |  Foto: Filipe Aguiar
  

Matérias Relacionadas