Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4921 | Euro R$ 6,3263
Search

Homem com alergia ao próprio sêmen fica "gripado" após relações sexuais

Doença rara faz pacientes sentirem sintomas gripais após cada ejaculação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de outubro de 2022 - 18:06
Transtorno raro tem 60 casos registrados nos últimos anos
Transtorno raro tem 60 casos registrados nos últimos anos -

homem, de 27 anos, que preferiu não se identificar, relatou que sente sintomas de gripe toda vez que tem relações sexuais. O motivo seria uma alergia ao próprio sêmen.

O caso foi divulgado pela revista "Urology Case Reports". Os sintomas fazem parte da chamada 'síndrome da doença pós-orgástica' ou 'Pois' (post-orgasmic illness syndrome). O transtorno, segundo o periódico, tem se tornado cada vez mais comum entre homens, apesar de ainda ser bastante raro.

Os sintomas começam imediatamente após a ejaculação e incluem febre, sudorese, fadiga, coriza e coceira nos olhos, entre outros. A pessoa com o transtorno pode seguir com os sintomas até uma semana após a relação sexual.

Os primeiros relatos da doença datam de 20 anos atrás e, até hoje, cerca de 60 casos foram registrados no mundo. Alguns pacientes relatam sentir uma melhora nos sintomas após o uso de anti-histamínicos, mas ainda não há um tratamento cientificamente reconhecido como adequado.

De acordo com a revista, a principal teoria para explicar a disfunção é a da alergia ao próprio líquido seminal. "Esta teoria é apoiada tanto pelas manifestações clínicas da 'Pois', quanto pelo fato de que 88% dos homens suspeitos de ter a doença tiveram testes cutâneos positivos para sêmen autólogo diluído", destaca a publicação.

Matérias Relacionadas