Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5037 | Euro R$ 6,3397
Search

Jacarezinho: pesquisa mostra que moradores relatam agressões policiais

Dados mostram que entrevistados se sentem mais inseguros com operação

relogio min de leitura | Escrito por Agência Brasil | 19 de agosto de 2022 - 22:06
Maioria dos entrevistados se sentem inseguros
Maioria dos entrevistados se sentem inseguros -

Uma pesquisa foi feita com moradores do Jacarezinho para eles avaliarem os cinco meses do programa Cidade Integrada, que teve início em janeiro deste ano. Foi apontado que a maioria dos entrevistados se sente mais insegura, relata invasão de policiais a residências e testemunhou ou já foi vítima de agressão por parte dos agentes do Estado.

Os dados foram levantados pelo Observatório Cidade Integrada, realizado pelo Instituto de Defesa da População Negra e pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos. Também teve participação da Casa Fluminense e do Laboratório de Dados e Narrativas sobre Favelas e Periferias (LabJaca). Foram entrevistados 387 moradores abordados enquanto transitavam na favela. 

O relatório aponta que 69% dos entrevistados se sentem mais inseguros desde o início do programa, enquanto apenas 10% se sentem mais seguros. Para o relatório, os dados mostram que o Cidade Integrada fracassou.

"Além de falhar em entregar a maioria dos serviços prometidos pelo Estado para o bairro e interromper ou reduzir projetos iniciados, a ocupação do território pela Polícia Militar produziu maior sensação de insegurança na população", diz o texto.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar foi procurada e informou que, desde o início do programa, foi instalado na comunidade um posto avançado da Corregedoria Geral da Corporação. 

"Durante esse período, oito denúncias foram registradas e todas estão sendo devidamente apuradas. Instalado numa área próxima à Clínica da Família, o posto permanece à disposição dos moradores".  

Matérias Relacionadas