Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Furto de hidrômetros em bairros de São Gonçalo deixa moradores sem água

Moradores estão tendo que adiar tarefas que usem água para não ficar sem o recurso

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 08 de agosto de 2022 - 09:25
Moradores precisaram improvisar para conter o vazamento de água
Moradores precisaram improvisar para conter o vazamento de água -

 Moradores de diferentes bairros de São Gonçalo têm relatado que estão enfrentando problemas com abastecimento de água porque hidrômetros de suas casas e condomínios estão sendo roubados por criminosos que revendem as peças para conseguir dinheiro. Por conta do furto, os moradores estão enfrentando vazamentos e longos períodos de falta de água.

Moradores de um condomínio na Avenida Abaeté, no bairro Antonina, estão desde o início da semana enfrentando problemas com água por conta do hidrômetro que foi roubado por criminosos.

"Aconteceu na madrugada de segunda para terça-feira. A gente acordou e viu que a água estava vazando", disse Paulo Henrique, de 50 anos. Ele acredita que o instrumento tenha sido roubado por criminosos por ser de metal, o que chamaria a atenção dos criminosos. "O hidrômetro era de metal, então isso é chamativo para essas pessoas que gostam de furtar essas coisas", completou.

Ele conta que registraram o furto na delegacia e também já comunicaram a Águas do Rio, mas nada foi feito. Os moradores precisaram improvisar um encanamento para conter o toda a água que estava vazando em decorrência do furto.

"Já foi feito o boletim de ocorrência do furto do hidrômetro . Já fizemos um pedido de urgência para a Águas do Rio para fazer uma nova instalação do hidrômetro e até agora não fomos atendidos.", concluiu.

O mesmo caso aconteceu em um condomínio de apartamentos na Rua Tenente Bráulio, em Nova Cidade, no início do mês de julho. Moradores do condomínio relatam que pediram para a Águas do Rio fazer uma grade de proteção para o hidrômetro, que ficava na calçada, mas nada foi feito, resultando no furto do equipamento.

 "Nós solicitamos a Águas do Rio para proteger aquele relógio que instalaram lá, eles não fizeram. Resultado: furtaram o hidrômetro. Agora a gente luta pela instalação do hidrômetro. Se nós fizermos uma ligação direta, já alertaram que o condomínio será multado se fizer isso. Então nós não podemos ligação direta e o condomínio ainda está com a caixa cheia, mas com a cisterna vazia." disse um dos moradores do condomínio.

Por conta do problema, os moradores contam que o síndico indicou que os moradores economizem o máximo de água possível, adiando limpezas ou outras tarefas que utilizem muita água, porque pode acabar faltando o recurso e aí terão que comprar caminhão-pipa por fora. 

Questionada sobre as solicitações de hidrômetro pelos moradores, a Águas do Rio informou que "em caso de furto de hidrômetro é necessário que o cliente faça o Boletim de Ocorrência (BO) e comunique à concessionária, através dos canais de atendimento, informando o número da matrícula.

Vale ressaltar que os equipamentos mais modernos que estão sendo instalados pela Águas do Rio para os seus clientes não possuem componentes metálicos e, por isso, não têm valor comercial, diminuindo o risco deste tipo de ocorrência.

Em relação ao imóvel da Rua Tenente Bráulio, em Nova Cidade, a concessionária solicita que o cliente informe, através dos canais de atendimento, a matrícula para verificar a situação relatada.

Em Nova Cidade, um outro hidrômetro foi furtado por criminosos
Em Nova Cidade, um outro hidrômetro foi furtado por criminosos |  Foto: Filipe Aguiar
 

Sobre o condomínio localizado à Avenida Abaeté, número 26, a Águas do Rio enviará equipe técnica ao local.

A concessionária reforça que mantém seus canais de atendimento ativos pelo 0800 195 0 195 (whatsapp e ligação)."

Matérias Relacionadas