Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down 5,1649 Euro down 5,2600
Search

Trinta bairros de SG recebem pulverização contra Aedes aegypti esta semana

Vigilância Ambiental segue combate ao mosquito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de agosto de 2022 - 08:05
Imagem ilustrativa da imagem Trinta bairros de SG recebem pulverização contra Aedes aegypti  esta semana

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil atua para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O inseto é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Semanalmente, bairros são visitados pelas equipes das motofogs e fumacês, que pulverizam o inseticida no ar. 

Além das ações de pulverização do inseticida, os agentes de controle das arboviroses também visitam as casas orientando os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito. É importante que a população seja vigilante com os focos dentro das residências e quintais. A vigilância da população tem que ser constante para não deixar qualquer acúmulo de água em casa. 

É importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito, inclusive uma folha caída da árvore ou tampinha de refrigerante. 

Além das equipes de visitação domiciliar, a Vigilância Ambiental também tem o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446. 

Programação da pulverização de inseticidas

Segunda-feira (1º): Boa Vista, Laranjal, Guarani, Santa Luzia, Alcantara e Jardim Alcântara

Terça-feira (2): Maria Paula, Sacramento, Marambaia, Tribobó, Raul Veiga e Vila Três

Quarta-feira (3): Porto da Pedra, Santa Izabel, Monjolos, Largo da Ideia e Novo México, Fazenda dos Mineiros

Quinta-feira (4): Paraíso, Almerinda, Vista Alegre, Barro Vermelho, Luiz Caçador, Recanto das Acácias

Sexta-feira (5): Mangueira, Parada 40, Jardim Miriambi, Boaçu, Santa Catarina e Mutondo

Matérias Relacionadas