Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Tradicional desfile do Dia da Independência ainda sem local certo no Rio

Desfile acontece geralmente na Avenida Presidente Vargas, no Centro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de agosto de 2022 - 14:28
Desfile do dia 7 de setembro ainda não tem local exato
Desfile do dia 7 de setembro ainda não tem local exato -

O tradicional desfile do dia da independência do Brasil ainda não tem um local certo para ser realizado no Rio de Janeiro. O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última terça-feira (2) que o desfile ocorrerá em Copacabana, no entanto, logo na sequência a Prefeitura do Rio publicou um edital incentivando as empresas a fornecerem seus serviços para o evento no Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas, onde é tradicionalmente realizado.

Para o dia 7 de setembro o Presidente da República convocou a Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para o desfile, no entanto, nenhuma dessas entidades, Ministério da Defesa, autoridades locais ou a prefeitura do Rio confirmaram a mudança de local do evento.

Vale ressaltar que a praia mais famosa do Rio, é o principal local onde ocorre as manifestações em favor do Presidente.   

O Comando Militar do Leste (CML), com sede no Rio de Janeiro, afirma que o Dia da Independência do Brasil é uma data cívica e que, portanto, os desfiles e atos são “programadas e organizadas pelos governos municipais e/ou estaduais.

“O Centro de Comunicação Social do Exército informa que o Dia da Independência do Brasil – 07 de Setembro é uma data CÍVICA, onde a Nação celebra a independência do País. Assim, as comemorações em geral são programadas e organizadas pelos governos municipais e/ou estaduais. O Exército Brasileiro participa auxiliando na organização e realizando os desfiles militares nas diferentes guarnições (cidades) em que está presente”, diz em nota.

O Ministério da Defesa diz que as Forças Armadas permanecem de “prontidão” para atender às solicitações sobre as comemorações do 7 de Setembro, mas não confirma se o ato ocorrerá no centro ou na orla de Copacabana.

“Conforme os anos anteriores, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, permanece de prontidão para atender às solicitações no que se refere às comemorações alusivas ao Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. Ressalta-se que o Estado-Maior Conjunto das Força Armadas está no início do planejamento, o qual proporcionará informações mais precisas oportunamente”, diz a Defesa.

Procurada, a Prefeitura do Rio informou que, até o momento não recebeu nenhum pedido de alteração do local do desfile e, por isso segue com o trabalho de apoio logístico para que o evento ocorra em seu local tradicional.

As empresas que foram convocadas para oferecer os seus produtos tem até o dia 15 de agosto para responder o convite. 

Matérias Relacionadas