Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Neguinho da Beija-Flor é alvo de racismo de comentarista da Jovem Pan

Episódio se deu no dia do aniversário de 73 anos do sambista

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de junho de 2022 - 11:43
Neguinho da Beija-Flor comemorando seu aniversário de 73 anos em restaurante na Zona Sul do Rio
Neguinho da Beija-Flor comemorando seu aniversário de 73 anos em restaurante na Zona Sul do Rio -

O sambista Neguinho da Beija-Flor foi alvo de ataques racistas da comentarista Zoe Martínez, que afirmou que ele é "negro que na escuridão a gente só vê a gengiva", durante exibição do programa “Morning Show”, da Jovem Pan, nesta quarta-feira (30), data do aniversário de 73 anos do carnavalesco.

Os comentaristas da Jovem Pan debatiam se a fala de Nelson Piquet, que chamou o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton de neguinho, repetidas vezes, durante uma entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, no ano passado, seria um caso de racismo estrutural.

A entrevista voltou a circular nas redes sociais e Neguinho da Beija-Flor ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter, após internautas tentarem amenizar o comentário racista do ex-piloto, usando o intérprete da azul e branco como exemplo. Questionada sobre o episódio, Zoe seguiu a mesma linha de raciocínio.

"Então o Neguinho da Beija-Flor também é, né, racista? E olha que ele é negro, negro, que na escuridão a gente só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho de ser negro, da cor da pele dele, tanto é que o nome dele é Luiz Antônio, alguma coisa assim, e ele é conhecido como o Neguinho da Beija-Flor porque ele tem orgulho da sua raça. Qual é o problema?"., questionou a comentarista da Jovem Pan.

"Eu assisti ao vídeo e não vi nada de mais. Ele não falou 'neguinho' para atacar, para diminuir. Claro que não, foi uma conversa informal. Quantos 'neguinhos' gostam de ser chamados de 'neguinhos', com carinho? Qual é o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala, da forma que o Piquet colocou, é porque o racismo está nele", acrescentou. 

Nas redes sociais, internautas criticaram a atitude da comentarista. “Olhem a fala RACISTA e asquerosa da ‘comentarista’ da Jovem Pan sobre a cor do Neguinho da Beija Flor: ‘Olha que ele é negro, negro que na escuridão a gente só vê a gengiva’. E o outro dando risada.”, publicou um deles.

Vale lembrar que comentários como os de Zoe podem ser enquadrados no crime de injúria racial, com pena de 2 a 5 anos de reclusão mais pagamento de multa, prevista por lei no Artigo 140 do Código Penal. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, onde Neguinho construiu brilhante carreira, também se posicionou sobre o caso.

“Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e no programa de rádio. Elevando o grau do equívoco cometido por internautas, a profissional disse ao vivo: ‘Então, o Neguinho da Beija-Flor também é né? Racista. E olha que ele é negro, negro, assim... Que na escuridão a gente só vê a gengiva.’”

“As frases de Zoe revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. O sentimento é o mesmo na escola em que ele construiu a brilhante carreira, reconhecida nacional e internacionalmente"., afirmou a escola em nota publicada em suas redes sociais.

Matérias Relacionadas