Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Gonçalo inicia construção de duas residências terapêuticas

Espaços irão abrigar pessoas que hora vivem em clínica psiquiátrica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de junho de 2022 - 21:44
As residências terapêuticas, apesar de ficarem no mesmo terreno, terão acessos separados
As residências terapêuticas, apesar de ficarem no mesmo terreno, terão acessos separados -

Mais duas residências terapêuticas (RTs) começaram a ser construídas em Vista Alegre para abrigar 20 pessoas que hoje estão institucionalizadas na Clínica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto. A obra, que tem previsão de ser finalizada no primeiro semestre do próximo ano, está sendo realizada em um antigo imóvel da Prefeitura de São Gonçalo que estava completamente abandonado e com as instalações deterioradas.

As residências terapêuticas, apesar de ficarem no mesmo terreno, terão acessos separados. Ao todo, elas terão oito quartos, três banheiros tradicionais e um banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD), uma sala de estoque, três salas, quatro áreas de convivência, duas cozinhas e ampla área de convivência externa.

Além dos moradores, a casa vai abrigar as equipes de trabalho: são oito cuidadores (dois por plantão de 24h), um técnico de enfermagem, uma acompanhante terapêutica e uma coordenadora para cada casa. Todos os assistidos serão cadastrados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde também serão acompanhados por psicólogos e psiquiatras.

Atualmente, São Gonçalo tem 10 residências terapêuticas que abrigam moradores provenientes de longas internações. Estas residências possuem entre oito e, no máximo, dez pessoas. As RTs contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador e acompanhante terapêutico para que os moradores possam ir à rua fazer compras, ir ao médico e ao banco, por exemplo.

“ É uma outra realidade para os pacientes com doenças mentais. As RTs são casas para aqueles que não têm como voltar para as suas famílias. Eles têm acompanhamento médico e supervisão diária de uma técnica de enfermagem. Vamos dar mais dignidade às pessoas com alguma doença mental que não têm mais vínculos com suas famílias”, explicou o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Edmilson Pereira.

O processo de desinstitucionalização da Clínica Nossa Senhora das Vitórias está em andamento. Há uma equipe de intervenção que atua no atendimento e cuidados dos 109 pacientes que ainda estão na unidade de longa permanência (11 são de outras cidades, que retornarão para os municípios de origem).

A equipe multidisciplinar elabora o projeto terapêutico que conduzirá o processo de alta com emissão de documentos necessários para o recebimento dos benefícios pertinentes a estes usuários, preparando-os para uma saída com autonomia de gerir suas vidas extra hospitalar. Após a realização desse processo, as atividades na clínica serão encerradas definitivamente.

Matérias Relacionadas