Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Reforço na estação de tratamento de água em Miracema garante segurança operacional

Gerador mantém distribuição de água tratada, em caso de interrupção no serviço de energia elétrica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de junho de 2022 - 17:50
As unidades, que também compõem o sistema de abastecimento, passaram a ser monitoradas em tempo real, 24h por dia
As unidades, que também compõem o sistema de abastecimento, passaram a ser monitoradas em tempo real, 24h por dia -

As recentes intervenções realizadas na estação de tratamento de água (ETA) proporcionaram segurança operacional no sistema de abastecimento de água tratada em Miracema, no Noroeste Fluminense. Um exemplo é a instalação de um gerador, e a captação com um conjunto moto-bomba a diesel para garantir a operação do sistema de abastecimento, mesmo em casos de interrupção do fornecimento de energia elétrica. O sistema de captação de água bruta e a ETA ficaram sem energia elétrica durante 3h30, no fim do mês de maio. A ocorrência teria afetado o fornecimento de água tratada para aproximadamente 30 mil pessoas, se não fossem as melhorias realizadas pela Águas do Rio.

Outro reforço realizado pela concessionária foi a automação dos reservatórios dos bairros Vila José de Carvalho e Morro do Cruzeiro. As unidades, que também compõem o sistema de abastecimento, passaram a ser monitoradas em tempo real, 24h por dia, pelo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da companhia, na capital. “O plano de melhoria tem dado resultados satisfatórios. Mudamos a realidade da prestação do serviço de abastecimento em Miracema em apenas 6 meses e trabalhamos para ampliar cada vez mais o fornecimento de água tratada para novos clientes”, avaliou o Gerente de Operações da Águas do Rio, Malcom Bispo.

Mais água e melhorias

A companhia também expandiu a oferta de água para cerca de 50 pessoas que ainda não eram atendidos com o abastecimento de água tratada, de acordo com os índices de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, a concessionária também substituiu dois registros dos filtros de água da estação de tratamento, que apresentavam vazamentos da ordem de 3 litros de água por segundo, limpou os tanques da unidade sem a suspender a operação, e instalou novas bombas para diminuir variações de dosagem de flúor nas ETAs dos distritos de Paraíso do Tobias e Venda das Flores.

Matérias Relacionadas