Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,804 | Euro R$ 6,302
Search

Centro de Tradições Nordestinas é reinaugurado em Neves com nova estrutura

Local ficou fechado após mais de dois anos de pandemia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de junho de 2022 - 19:38
Feira ficou sem acontecer durante dois anos por conta da pandemia
Feira ficou sem acontecer durante dois anos por conta da pandemia -

* Por Daniel Magalhães 

Após mais de dois anos fechados por conta da pandemia de Covid-19, o Centro de Tradições Nordestinas  “Severo, Embaixador Nordestino”, em Neves, foi reinaugurado nesta sexta-feira (26) com uma nova estrutura depois de passar por intensas reformas para comportar melhor os visitantes e expositores. No evento de reinauguração terão shows e e apresentações de dança que vão marcar o retorno de mais um espaço cultural em São Gonçalo.

No local, a expectativa de visitantes e expositores está bem alta, muito por conta da nova estrutura, que conta com um telhado sustentável e não mais somente as lonas, que causavam transtornos para quem frequentava o local, além claro de todo o artesanato e gastronomia nordestina distribuída entre os 21 quiosques da feira. 

O aposentado João Baptista, de 79 anos é um antigo frequentador da feira e antes mesmo do horário oficial de inauguração, às 16h, ele e a esposa já estavam presenciando toda a arrumação do espaço e o trabalho dos feirantes. "Eu acho que a estrutura está bem melhor do que antes porque aqui antes era tudo com aquelas tendas, tipo aquelas lonas de circo, ficava um tira e bota, agora tá um negócio decente, precisa nem mexer, só manter. Aqui é um lugar bom pra gente vir porque tem muita segurança. Aqui é um lugar muito bom, eu sempre gostei daqui e agora estou gostando ainda mais porque tem uma estrutura melhor, quando chove ninguém precisa correr, se afastar, tá tudo ótimo."

José e a esposa frequentam a feira desde sua primeira inauguração
José e a esposa frequentam a feira desde sua primeira inauguração |  Foto: Layla Mussi
 

A jovem Júlia dos Santos e sua família estreiam hoje na feira com a barraca 'Irmãos Pedro'. No estabelecimento, a família cozinha comida nordestina e todos esperam que a nova estrutura da feira atraia novos clientes. 

"A gente espera que a feira encha bastante, que as pessoas gostem principalmente da reabertura e para aqueles que estão vindo pela primeira vez que venham conhecer a feira. Tem muitas pessoas que já conheciam e estão retornando porque é um lugar muito bom e muito agradável de estar com a família. A gente espera que tenha bastante venda, que as pessoas gostem também do nosso atendimento, da nossa comida e que eles aproveitem tudo que na feira.", disse a jovem.

Júlia e a família estão estreando no espaço com sua barraca de comida típica
Júlia e a família estão estreando no espaço com sua barraca de comida típica |  Foto: Layla Mussi
 

Também estreando na feira, a artesã Juliana Reis, de 39 anos, abriu seu espaço 'Cantelier da Ju', onde vende diferentes tipos de artesanato, como sandálias customizadas, bonecas de pano, bolsas de fio de malha e outros produtos. Apesar de ser sua estreia como vendedora no local, ela e o marido eram frequentadores da feira antes dela ser fechada por conta da pandemia.

"Eu sempre gostei daqui, antes de vir como permissionária, eu vinha como usuária do espaço, a gente vinha almoçar com os filhos, nunca tivemos problemas com nada, isso é um grande diferencial. Como está reinaugurando hoje, a gente ainda não sabe como vai ser o andamento, mas a estrutura em si melhorou bastante, as pessoas vendo que tá mais bonito e organizado devem sentir mais vontade de vir pra cá. Eu acredito que essa reinauguração depois de tanto tempo é na verdade é uma inauguração, porque é outro espaço praticamente, tem uma nova aparência, teto sustentável. A expectativa é a melhor possível", disse a artesã.

Juliana também faz sua estreia na feira com sua barraca de artesanato
Juliana também faz sua estreia na feira com sua barraca de artesanato |  Foto: Layla Mussi
 

Outra visitante, a manicure Ana Paula Pereira, de 43 anos, já estava no local entrando no clima de sexta-feira e também de inauguração do espaço, que estava se preparando para receber as atrações musicais. 

"Tá tudo muito bonito, muito lindo. Eu tô adorando. Nunca tinha vindo, é minha primeira vez aqui. Só também de já ter segurança tá muito bom.", disse a manicure ao se referir às equipes da Guarda Municipal e do programa São Gonçalo Presente que estavam no entorno da feira. "Eu espero que continue sempre assim e que nunca feche porque a gente não tem quase nada de cultura aqui em São Gonçalo aí aparece uma coisa legal, eu espero que continue assim e só evolua", completou.

A manicure Ana Paula visitou a feira pela primeira vez e aprovou
A manicure Ana Paula visitou a feira pela primeira vez e aprovou |  Foto: Layla Mussi
 

Com a reabertura, o Centro de Tradições Nordestinas irá funcionar às sextas, das 18h às 1h; sábados, das 12h às 1h; e domingos, das 10h às 22h. O espaço também tem um palco para shows e um anexo com estacionamento próprio. O local fica na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves. A entrada é gratuita.

Matérias Relacionadas