Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Niterói irá abrir 600 vagas para oficinas de cultura gratuitas

Algumas opções de aulas são de hip-hop, teatro, capoeira, fotografia e percussão

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de junho de 2022 - 19:49
Serão 20 oficinas com 600 vagas oferecidas
Serão 20 oficinas com 600 vagas oferecidas -

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas, anunciou que está com as inscrições abertas para as oficinas do ‘Brotaí-Cultura é um Direito’. Ao todo, serão 20 oficinas gratuitas que serão distribuídas por toda a cidade, com 600 vagas ofertadas para todos os públicos de todas as idades.

Entre as aulas, estão hip-hop, percussão, capoeira, teatro, fotografia e muito mais.

“O Brotaí é a ação mais capilarizada da política de base comunitária, porque prevê uma formação de agentes culturais nos territórios e comunidades para a composição de novos coletivos culturais”, falou o secretário das Culturas, Alexandre Santini.

“É a cultura de base comunitária sendo estimulada, fechando o tripé da Política Municipal de Cultura Viva de Niterói, formado pelos Pontos e Pontões de Cultura, Cultura e Território, e Rede Cultura Comunitária, com as oficinas do Brotaí.”, continuou a dizer Santini.

O secretário ainda ressaltou como é importante a descentralização dos projetos e também das ações culturais. “As oficinas do Brotaí vão acontecer em diversas comunidades, de ponta a ponta da cidade, rompendo a barreira do eixo centro-sul e garantindo o direito à cultura para todas as pessoas, de todas as regiões. São oficinas que vão formar novos agentes culturais.”

Todos os moradores de Niterói poderão participar, independentemente da idade. Cada região irá apresentar uma temática diferente, sendo definido 20 reuniões em cada comunidade, serão ouvidos por volta de 500 moradores. As inscrições são feitas de maneira online, pelo formulário específico que está disponível no portal.

(https://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br/inscricao-oficinas-brotai)

Sobre o Brotaí - Cultura é um Direito, ele é um programa que vem orientando os princípios de promoção da diversidade, autonomia, protagonismo social, cidadania e promoção dos direitos culturais. Desta maneiro, ajuda a reduzir toda a desigualdade social, o étnico-racial e também de gênero, no que diz as políticas públicas de apoio e também o fomento do setor na parte artística-cultural.

A ação também deseja garantir o desenvolvimento e fortalecer as expressões culturais em vários territórios de Niterói. Ajudando a descentralizar e democratizar o acesso para esses recursos públicos.

Matérias Relacionadas