Comerciante da Praça da Trindade fica no 'vermelho' após Enel não instalar relógio de energia
Eliane precisou comprar um gerador para conseguir trabalhar
Comerciantes que possuem barracas de lanches e food trucks na Praça Leonor Correia, conhecida popularmente como Praça da Trindade, estão passando por um problema com a concessão de energia por parte da Enel para que eles possam trabalhar. Uma das comerciantes, Eliane Pereira, está desde o mês passado passando por uma via-crúcis para conseguir ter um relógio ligado à sua barraca e continuar o seu trabalho.
Em maio deste ano, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, solicitou aos comerciantes para que fossem à Enel e pedissem um relógio provisório para não precisarem puxar energia diretamente do poste para suas barracas. O problema é que, desde que fez o pedido, o relógio de Eliane ainda não foi providenciado, o que tem atrapalhado seu trabalho.
"A postura pediu que a gente fosse até a Enel pedir um relógio provisório para que a gente pudesse trabalhar dentro da legalidade. Então, a postura deu pra gente um documento e fomos até a Enel. Eu fui no dia 26 de maio, quando meu documento ficou pronto. Pedi esse relógio provisório, tenho aqui a documentação, paguei tudo direitinho, eles pediram dez dias úteis pra poder fazer essa instalação, podendo ser resolvido antes desses dez dias.", explicou Eliane.
Passados os dez dias, Eliane decidiu ligar para a Enel, mas foi informada de que o problema só poderia ser resolvido na central de atendimento de forma presencial, onde descobriu que o problema não foi resolvido por conta de um erro no número do cliente. Com isso, foram dados mais dias para resolver o imbróglio, mas nada foi feito mais uma vez.
"Falaram pra mim que isso seria resolvido dentro de cinco dias e que era para eu ficar despreocupada, que cinco dias seria o máximo, que com certeza poderia ser resolvido antes desse prazo. Mas até hoje não foi resolvido. Eu tive que comprar um gerador para conseguir trabalhar e como ele usa combustível fica muito caro e pesa demais no bolso", continuou.
Em resposta, a Enel informou que está "providenciando a ligação solicitada pelo cliente 55739761 com a maior brevidade possível. Para acelerar o processo, foi gerada hoje uma nova ordem de serviço (A034266375). Clientes em situação semelhante devem enviar seus dados para que a companhia possa analisar pontualmente caso a caso. Quem precisar solicitar ligações temporárias deve procurar a loja de atendimento da Enel mais próxima. A concessionária salienta que somente o interessado responsável pela ligação e/ou pessoa por ele legalmente constituída em procuração pública ou particular pode realizar a solicitação. No caso de comerciantes autônomos, a Enel requer a apresentação de documento oficial com foto e CPF, Alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura e Formulário de Declaração de Carga (disponível nas lojas) assinado pelo solicitante"