Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 5,1915 Euro up 5,4429
Search

Com seis meses de atraso, obras do viaduto da RJ-104 ainda não tem data para o fim

O SÃO GONÇALO entrou em contato com o DER que não deu prazo para conclusões das obras

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 22 de junho de 2022 - 09:05
Obra virou dor de cabeça para motoristas e comerciantes
Obra virou dor de cabeça para motoristas e comerciantes -

O fim das obras do viaduto da RJ-104, na altura do  bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, continua sendo uma incógnita para aqueles que trafegam pelo local diariamente. A construção do viaduto teve início em julho do ano passado e tinha o prazo de finalização inicial até dezembro, no entanto, já estamos em junho de 2022 e ainda não há finalização. Neste ano, em março, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) infomou que o projeto estava atrasado por causa de uma situação que teria que ser resolvida com a Enel. Na época, a concessionária que fornece energia elétrica informou que havia iniciado os trabalhos no local. 

Segundo informações de comerciantes do local, depois disso o Departamento de Estradas de Rodagem, do Governo do Estado, responsável pela obra, prometeu finalizar tudo até março deste ano, o que também não ocorreu. Agora, os comerciantes ficaram sabendo que a conclusão para o trabalho é até o final de junho, mas eles estão incrédulos. 

“Essa obra prejudicou demais a gente aqui porque o fluxo de pessoas que passava por aqui agora é desviado, mas, mesmo assim, a gente espera que seja o melhor para a população e que o viaduto ajude os gonçalenses, mas até então nada está ocorrendo. O tráfego só piora, as pessoas não conseguem atravessar aqui, com isso, as pessoas evitam de andar por aqui e acabam não comprando nas nossas lojas. Eles começaram essa obra ano passado e não resolveram nada até então”, contou Alfredo Almeida, de 60 anos. 

Segundo um outro comerciante do local, o trânsito na região está caótico e eles presenciam diversos acidentes ali por causa da obra. 

“Com a obra, o trânsito aqui fica impossível. Passam muitos carros e ocorrem muitos acidentes. Hoje mesmo um motoqueiro caiu aí. Hoje o tráfego de carros ainda está mais tranquilo se comparado a outros dias. Falaram que a obra vai ser finalizada até o final do mês, vamos ver né”, afirmou Gabriel Gomes, de 22 anos. 

Placas sinalizam que os prazos foram estendidos
Placas sinalizam que os prazos foram estendidos |  Foto: Layla Mussi
 

Próximo da obra, tem uma placa que diz que a duração máxima das intervenções no local é de 330 dias, ou seja, teria que ser finalizada até, no máximo, os primeiros dias de julho. No ano passado, uma placa na RJ-104 indicava que a obra seria finalizada ainda em dezembro de 2021, o que não ocorreu, pois, segundo o que o DER-RJ informou as obras foram estendidas por causa de um problema com a Enel.

Procurada, a Enel Distribuição Rio esclareceu que no momento está realizando a relocação de poste para novo alinhamento na rua sem, no entanto, comprometer a continuidade da obra pela DER no viaduto Jardim Catarina.  A previsão para término desse serviço é 15/7.

O DER-RJ também foi procurado, mas ainda não se posicionou sobre o fim das intervenções na região.

Matérias Relacionadas