Centro de Trauma do Heat, em SG, completa nove anos com quase 40 mil atendimentos
Unidade médica é uma das referências no Estado do Rio

O Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, completa nove anos nesta terça-feira (14), com a marca de cerca de 40 mil atendimentos. Especializada no socorro a pacientes com múltiplos traumas, a unidade conta com tecnologia de ponta e é referência no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas.
O diretor do Heat, Raphael Riodades, afirma que um dos diferenciais no atendimento é o protocolo utilizado. De acordo com o médico, ele pode ser comparado aos principais centros internacionais de trauma, onde a taxa de mortalidade é inferior a 5%. Segundo o gestor, o sucesso do serviço prestado é resultado da combinação de profissionais capacitados e da utilização de equipamentos de última geração, com tecnologia alemã.
"Este é o único Centro de Trauma do país com toda uma infraestrutura voltada ao atendimento de urgência e emergência em um único local", afirma.
Paralelamente, os médicos e demais profissionais que trabalham no Centro de Trauma garantem que quanto menor o tempo entre o trauma e o procedimento cirúrgico, melhor o prognóstico para o paciente.
“O tempo de chegada é o fator determinante para salvar uma vida. O paciente chega de carro ou de helicóptero. Existe uma área totalmente livre e direta ao Centro de Trauma, onde todos os exames são realizados no próprio local. Um destes procedimentos é conhecido como Fast, que é a ultrassonografia feita e avaliada à beira do leito, o que ajuda a constatar com rapidez o nível de urgência da cirurgia”, explicam os médicos.
O local possui ainda uma linha direta com o Corpo de Bombeiros, Samu, Autopista Fluminense e a Polícia Militar. Estes órgãos avisam da chegada de pacientes vítimas de trauma de alta complexidade devido à gravidade dos ferimentos.
Os profissionais que atendem no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) foram capacitados no Centro de Trauma de Baltimore, nos Estados Unidos, e treinados também no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, e no Children’s Hospital, dedicado à criança em Washington.
Administrado pelo Instituto Ideas em parceria com o Governo do Estado, o Centro de Trauma ocupa uma área de mil metros quadrados logo na entrada do hospital. Além das salas de cirurgia, o local conta com sala de tomografia, onde o médico acompanha o resultado em tempo real sem precisar esperar que o exame seja revelado e ainda área de farmácia, insumos e raio x.