Devotos se reúnem na Paróquia de Santo Antônio, na Covanca, para celebrar o seu dia
Santo casamenteiro é também padroeiro do bairro de São Gonçalo

Muitos devotos se reuniram na Paróquia Santo Antônio, nesta segunda-feira (13), na Covanca, em São Gonçalo, para celebrar o dia do santo. Santo Antônio, que é padroeiro do bairro onde fica a igreja, é também conhecido por ser santo das coisas perdidas e casamenteiro. Ao todo, nesta manhã, foram realizadas três missas, cada uma comandada por um padre diferente. Às 18h, haverá uma procissão de celebração e, após isso, ocorrerá uma missa que será feita pelo Dom José Francisco, arcebispo da Arquidiocese de Niterói e o padre Fabiano Santos, da igreja da Covanca.
As missas foram regadas de muita emoção e fé, com cânticos e muitos pedidos e agradecimento ao santo. Essa é a primeira festa realizada de forma 'normal' após a chegada da pandemia. Em 2020, as celebrações para Santo Antônio foram feitas de forma virtual e em 2021 até houveram barracas e missas presenciais, mas de forma pegue e leve, com as pessoas não podendo permanecer na igreja por muito tempo para evitar aglomerações.
Para o Padre Fabiano Santos, que atua na igreja há um ano e quatro meses, celebrar Santo Antônio significa celebrar a fé.
Celebrar o dia do padroeiro é olhar a importância desse santo e colher para nós. Ele soube imitar Cristo e é isso que devemos ter com a gente. É importante celebrarmos a união de Cristo, da comunidade e a manifestação da fé. Toda a paróquia se mobiliza nessa data, trabalhando em prol dessa celebração e demonstrando sua fé Padre Fabiano Santos

O padre também comentou sobre a importância de distribuição de pão na celebração. “Santo Antônio foi um grande pregador da palavra e na oração falamos “assim como Santo Antônio com o dom da palavra que este pão alimente nossa fé e nosso corpo”. É uma analogia do pão e da palavra. Santo Antônio foi o pregador da palavra de Deus, então, este pão vai simbolizar a palavra e o alimento”, contou ele, que afirmou ainda que o santo ficou conhecido por ser casamenteiro por ajudar as famílias a pagarem dotes para os casamentos.
“Antigamente, para casar, a família da noiva tinha que pagar o dote e nem todo mundo tinha esse dinheiro. Então, as pessoas pediam ajuda a Santo Antônio, que ajudava,” afirmou.
A celebração mexe com a emoção de diversos fiéis e devotos do santo. A professora aposentada Regina Conceição Abrantes Chaves, de 80 anos, foi nascida e criada na Paróquia da Covanca. Ela ainda mora no bairro e é frequentadora assídua do local. A fé dela é tão grande que, em 1968, ela se casou com o amor de sua vida com a bênção de Santo Antônio. Seus três filhos também foram criados na igreja. Hoje, seu marido não está mais presente em vida, mas ela não deixa de agradecer pelo poder que Santo Antônio teve sobre as conquistas dela.
“Santo Antônio é o protetor da Covanca e está sempre nos aparando no que precisamos, eu não me vejo fora da festa. Eu acho que a proteção do santo é tudo para nós, a intercepção dele é tudo para nós e procuramos sempre isso. Ele está sempre nos acudindo”, contou.

A devoção da família dela pelo santo não é de hoje. O pai dela, cujo nome é Antônio Lino, fundou a Paróquia da Covanca. O filho dela, que também tem o nome de Antônio, em homenagem ao Santo, e ao avó, foi um dos exemplos do milagre do santo.
Aos 7 anos, o meu filho ficou doente e a garganta dele fechou. Eu vim, ajoelhei para Jesus e para Santo Antônio pedindo que se ele queria o meu filho, que ele me ajudasse a carregar essa cruz. Graças a eles, meu filho melhorou e hoje está aí com meus netos Regina Conceição Abrantes Chaves, de 80 anos
O filho de dona Regina, o jornalista Antônio José Chaves, de 53 anos, não mora mais na Covanca, mas é tão grato ao santo que vem de onde estiver para aproveitar a celebração do dia 13. “É uma questão de devoção, retornar sempre ao local aonde eu fiz a primeira comunhão, uma questão de devoção, de volta às origens. Graças ao santo, quando eu tinha 7 anos consegui sobreviver a um problema de garganta e hoje eu sigo cantando nas missas da igreja por ele”, contou.
Quem também vem de mais longe para celebrar o dia do santo na Covanca é a doméstica Nilma Peçanha, de 69 anos.
“Eu sou da Igreja Matriz de São Gonçalo, mas todo ano venho aqui celebrar. Só não vim na pandemia e eu fiquei tão triste. Para mim, a gente tem que ter fé, se a gente não tiver, não conseguimos nada e eu tenho fé. Esse ano pedi ajuda para ele e tenho fé que ele vai fazer o meu milagre”, contou ela.
No local da festa ocorreu a tradicional entrega do pão. Além disso, durante a missa foi celebrada com uma das relíquias do santo no altar. A igreja possui um pedaço da roupa de Santo Antônio, que veio da Itália.

A celebração para Santo Antônio continuará durante todo o dia, com barraquinhas e até o show da Banda Dom. A Paróquia Santo Antônio da Covanca fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 2149, Covanca, em São Gonçalo.
Outras celebrações para o santo em São Gonçalo e Niterói
Em São Gonçalo, a Paróquia Santo Antônio, localizada na Amendoeira, vai iniciou as comemorações para o santo a partir das 05h45 da manhã, na Alvorada. Depois, houve uma missa às 06h, outra às 07h30, outra às 9h, uma quarta às 10h30 e a Hora da Graça aconteceu às 14h45. Às 17h terá outra missa, seguida de uma procissão às 18h30, com mais uma missa para finalizar o dia.
Em Niterói, a Paróquia Porciúncula de Sant'Ana, localizada em Icaraí, também participou dos festejos para o santo. Essa igreja é tradicionalmente conhecida por sua festa de Santo Antônio, feita todos os anos. Ocorreram missas às 6h30, às 8h, às 9h30, às 11h, às 15h, e terá ainda às 17h e às 19h, com uma procissão após a última missa. Também ocorreram bênçãos do santo durante as missas das 13h, 13h30, 14h, 14h30 e 16h30. A mesma coisa se repetirá às 18h30. Haverá uma festa na Rua Miguel Couto das 8h às 22h, com barracas, músicas e etc.
A Paróquia Santo Antônio da Amendoeira fica localizada na Estrada Nazário Machado, s/nº, Amendoeira, São Gonçalo.
Já a Paróquia Porciúncula de Sant’Ana fica localizada na Av. Roberto Silveira, 265, em Icaraí, bairro de Niterói.