Projeto pode beneficiar pescadores em 18 cidades
Visando ampliar e dar continuidade ao monitoramento conhecido como Estatística Pesqueira, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes, junto da Diretoria de Pesquisa e Produção (DPP) da instituição e sua equipe de pesca, se reuniu, na última terça-feira, 12, com o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Sebastião Rodrigues. O Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP) pode contemplar 18 municípios este ano, em parceria com a Petrobras.
Com a nova proposta, o levantamento, iniciado em 2010, contemplará o litoral fluminense inserido na área de abrangência das atividades de exploração e produção da Petrobras na Bacia de Santos. A ação é em atendimento ao Parecer Técnico 284/12 e ao Termo de Referência 016/13 da CGPEG/Dilic/Ibama (Coordenação-Geral de Petróleo e Gás da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com vistas ao licenciamento dessas atividades.
“A estatística é de extrema importância, pois precisamos saber a realidade da produção pesqueira fluminense para elaborar as políticas públicas para o setor. O objetivo é que esses novos recursos que estamos buscando possam contribuir na ampliação desse projeto”, disse Essiomar.