Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Familiares e amigos prestam homenagens em missa de 7° dia da reitora Marlene Salgado de Oliveira

Celebração aconteceu no ginásio de esportes da Universo, na Trindade, na manhã desta sexta-feira (27)

relogio min de leitura | Escrito por Renata Sena | 27 de maio de 2022 - 14:31
Missa foi celebrada no ginásio de esportes da Universo, campus São Gonçalo
Missa foi celebrada no ginásio de esportes da Universo, campus São Gonçalo -

"Quando partires o que fica? Qual legado irás deixar?", questionou o Padre André Luís Siqueira, durante a missa de 7°dia, em homenagem  à professora Marlene Salgado de Oliveira, fundadora e reitora da Universidade Salgado de Oliveira, que faleceu no último sábado (21), aos 86 anos. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no ginásio de esportes da universidade, na Trindade, em São Gonçalo.

No caso da professora, conforme depoimentos de vários presentes, o que ficou foi o legado de amor, entre amigos, familiares e funcionários. O legado da educação, entre inúmeros pais que foram seus alunos e hoje acompanham seus filhos na jornada do ensino. E o legado da perseverança, presente em cada ato da professora que marcou a educação gonçalense com força e coragem para trazer para cidade um nível escolar antes desconhecido.  

Imagem ilustrativa da imagem Familiares e amigos prestam homenagens em missa de 7° dia da reitora Marlene Salgado de Oliveira
 

“Ela nos deixou um legado de amor e esperança. Tanto como aluno ou depois, quando virei professor da casa. Ela sempre nos ensinou a ter amor ao próximo. Até nas competições ela fazia a gente olhar as coisas com amor. Meu pai e meus tios, moraram nos fundos da escola, numa casa que Dona Marlene cedeu. Se hoje a família Gallo é unida como é, foi graças ao exemplo da família Salgado de Oliveira", disse Carlos Alberto Gallo, professor do colégio Dom Hélder e treinador esportivo da Universidade Salgado de Oliveira, que foi aluno da instituição.  

Imagem ilustrativa da imagem Familiares e amigos prestam homenagens em missa de 7° dia da reitora Marlene Salgado de Oliveira
 

Emocionados, os netos de Dona Marlene levaram flores ao altar, montado no Ginásio do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara e distribuíram "santinhos", em homenagem à avó.   

Os três filhos de Dona Marlene, Wellington, Jefferson e Wallace, estavam presentes e coube a Wellington prestar a homenagem à mãe e agradecer aos presentes, falando ao microfone. "Se ela estivesse presente, estaria feliz em ver os amigos que conheceu e com quem conviveu ao longo de sua vida, reunidos aqui. E a vida é isso: os amigos que a gente faz. A minha mãe fez tudo por aqui e o final tinha que ser aqui, no bairro onde ela se dedicou, onde ia a missa sempre que tinha oportunidade, e no local onde a gente acabou crescendo. Uma mulher de fé, de princípios. Sempre preocupada com todo mundo, e não só com a família.  Eu queria agradecer a vocês. Essa despedida tinha que ser aqui, tinha que ser com vocês, no local onde foi o primeiro gabinete dela. O maior legado dela foram seus alunos, o grande prazer que ela tinha era ver seus alunos formados. Mas a ausência, o espaço vazio dói", desabafou o filho da professora.  

Imagem ilustrativa da imagem Familiares e amigos prestam homenagens em missa de 7° dia da reitora Marlene Salgado de Oliveira
 

Outro muito emocionado era o professor e assessor cultural da Universo, João Luiz de Souza, para quem a reitora teve um marco pessoal na vida. "Na minha vida de professor tudo se divide em antes e depois de Dona Marlene. Ela me disse: "João Luiz vai pelos cantos do Brasil e segue estimulando a leitura e libertando os livros". E assim eu fiz, e faço, até hoje", contou.

Para o diretor geral da universidade, Fábio Tavares, a professora teve uma presença espiritual em sua vida. "A professora Marlene era uma mulher que me transmitia muita fé. Na simplicidade dela, me deu muitos ensinamentos. Um deles é de que sempre precisamos arrumar um tempo do nosso dia para Deus. Ela era nossa reitora, um excelente educadora, uma lenda que todos conheciam, mas para mim, era antes de tudo um exemplo de fé. Uma mulher que não me ensinou somente a educação, mas me deixou o ensinamento em Deus", relembrou Fábio.

Além dos amigos, funcionários, alunos e familiares, muitas personalidades públicas estiveram presentes, entre elas o ex-governador do Estado do Rio e ex-prefeito de Niterói, Wellington Moreira Franco. "Conheci o trabalho dela desde o início, ainda quando era prefeito de Niterói. Ela deixou um grande ensinamento para todos nós. Foi uma grande perda", disse Moreira Franco.  

Imagem ilustrativa da imagem Familiares e amigos prestam homenagens em missa de 7° dia da reitora Marlene Salgado de Oliveira
 

História - A história de Marlene Salgado de Oliveira se confunde com a história da educação gonçalense. A família Salgado de Oliveira ingressou na área do ensino em 1959, através da criação do Colégio Dom Hélder Câmara, na Trindade. E em 1976 foram criados os primeiros cursos superiores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo. Em 9 de setembro de 1993 surgia a Universo em São Gonçalo, que se expandiu para as cidades de Campos dos Goytacazes, Niterói, Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Salvador e Recife, além da Universidade do Triângulo Mineiro (Unitri), em Uberlândia. 

Dona Marlene completaria 87 anos no dia 30 de maio. A reitora deixou três filhos, Wellington, Jefferson e Wallace e netos. O professor Joaquim de Oliveira, marido de Dona Marlene, faleceu em outubro do ano passado. Os dois passaram mais de seis décadas casados.

Imagem ilustrativa da imagem Familiares e amigos prestam homenagens em missa de 7° dia da reitora Marlene Salgado de Oliveira
 

Matérias Relacionadas